Publicado em 28/05/2024 - 14:55 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Amigas idosas dão exemplo e vão a Centro de Saúde se vacinar contra a variante XBB da covid-19
Maria da Glória: "Acho muito importante tomar todas as vacinas" - Erbs Jr./Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) iniciou, nesta terça-feira (28/5), a vacinação contra a covid-19 atualizada para a cepa XBB, subtipo da variante ômicron que atualmente predomina nas análises de sequenciamento genômico. Neste momento, a campanha é voltada para idosos com 85 anos ou mais. Outras idades serão contempladas nas próximas semanas.

Maria da Glória Carreiro, de 85 anos, foi tomar a nova vacina no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana.

– Eu sempre venho, acho muito importante tomar todas as vacinas. Já tomei a vacina da gripe faz tempo, agora é covid. Eu estou sempre chamando as minhas amigas para vir, hoje vim com a Muraro.

Com os 93 anos chegando, dona Gemi Muraro disse que já perdeu as contas de quantas vacinas já tomou e quantas ainda deve tomar.

– Vejo que está liberado, venho logo. Acho que todos deviam fazer o mesmo. Com a minha idade, eu preciso me cuidar. Aqui é tão pertinho da minha casa, e eu adoro o pessoal que vacina a gente no CMS.

Atualizar a vacinação da covid-19 contra a cepa predominante será fundamental para o controle dos indicadores da doença, assim como acontece anualmente com a gripe.

– Agora começamos a imunizar com a vacina atualizada para a cepa XBB. Nós estamos com um cenário confortável para a covid-19, mas ainda é uma doença de preocupação, por isso as pessoas devem procurar uma unidade de saúde e tomar essa atualização da vacina e a gente conseguir manter esse cenário – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial. A atual etapa da campanha também contemplará idosos internados em institutos de longa permanência para idosos (ILPI), independentemente da faixa de idade.

Gemi Muraro: “Com a minha idade, eu preciso me cuidar” – Erbs Jr./Prefeitura do Rio
  • 28 de maio de 2024