Ação no Salgueiro é finalista de prêmio do Ministério da Saúde

Publicado em 26/09/2019 - 17:28 | Atualizado em 26/09/2019 - 18:30
  • Ação no Salgueiro é finalista de prêmio do Ministério da Saúde
Ação no Salgueiro é finalista de prêmio do Ministério da SaúdeExperiência do CMS Heitor Beltrão concorre ao prêmio APS Forte para o SUS

A Secretaria Municipal de Saúde é finalista do prêmio “APS Forte para o SUS: Acesso Universal”, organizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A premiação visa reconhecer iniciativas inovadoras de Atenção Primária à Saúde (APS). Foram 1.294 experiências escritas, 135 foram aprovadas preliminarmente, e 11 são finalistas, entre elas, a experiência “Os desafios da implementação de ações em promoção de saúde no cenário escolar: relato de experiência de um Grupo de Crianças no Salgueiro”, do CMS Heitor Beltrão.

As experiências foram selecionadas por um comitê técnico composto por representantes dos conselhos de secretários estaduais de saúde e das secretarias municipais de saúde (Conass e Conasems), do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde e da Opas. Esse comitê avaliou se os projetos reforçam o papel da Atenção Primária, promovendo a melhoria do acesso da população no SUS.

A iniciativa do Salgueiro, que é realizada desde março de 2017, foi criada após os profissionais de saúde observarem o grande número de alunos sendo encaminhadas para unidades de saúde com sintomas pouco detalhados e com relatos de dificuldades escolares, resultando em diagnósticos precipitados de déficit de atenção. Assim, surgiu a necessidade de se aproximar dessas crianças para melhor identificar seus problemas.

Essa aproximação se dá através dos Grupos de Criança, conduzido por médicos CMS Heitor Beltrão a partir de metodologias e dinâmicas previamente definidas para que os participantes possam se expressar, com o foco de oferecer cuidado diferente do que as crianças estavam acostumadas. Também foi criado um Grupo de Pais, onde são discutidos cuidados com os filhos e outros temas relacionados à família.

A experiência foi escolhida por ir além do que é estabelecido pelo Programa Saúde na Escola, e resultou em uma aproximação entre os profissionais de Atenção Primária com a escola e famílias dessas crianças, ajudando a aperfeiçoar o diagnóstico.

Os vencedores do prêmio serão anunciados no final de outubro, no prédio da Opas, em Brasília.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

Categoria: Saúde

26 de setembro de 2019