Prefeitura instala painéis nos postos da orla para celebrar mês do Orgulho LGBTI+

Publicado em 28/05/2021 - 07:00 | Atualizado em 27/05/2021 - 17:25
Painel da campanha Rio Diversidade - Rafael Catarcione / Prefeitura do Rio

Para celebrar o mês do Orgulho LGBTI+, em junho, os 24 postos da orla do Rio estão recebendo painéis com as palavras respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho. A ideia é reforçar as lutas e as conquistas dessa população. A iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, coloca a cidade novamente num cenário de respeito à diversidade e apoio às diferentes identidades de gênero e orientações sexuais.

Os painéis nas cores da bandeira do Orgulho LGBTI+, que já estão sendo instalados e podem ser vistos do Leme ao Pontal até o fim de junho, fazem parte do projeto Rio Diversidade. Um placa informativa mostra também as palavras traduzidas para inglês, italiano, francês, alemão e mandarim.

Painel da campanha Rio Diversidade – Rafael Catarcione / Prefeitura do Rio

Também faz parte dessa comemoração iluminar os Arcos da Lapa e a Cidade das Artes – sede da Riotur – com as cores da bandeira do movimento. As luzes coloridas ficarão acesas das 18h até 1h, de 25 e 28 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, uma homenagem à Revolta de Stonewall, ocorrida há 52 anos em um bar de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que marca a luta por direitos civis da população lésbica, gay, bissexual, travesti, transgênero, intersexual e de outras identidades de gênero e orientações sexuais.

– A cidade do Rio é gigante na hospitalidade, inclusive com reconhecimento internacional. A Riotur, empresa de turismo da cidade, acende a luz para a diversidade brilhar. Somos todas as cores do arco-íris. Essa ação na orla e a iluminação em pontos turísticos reafirmam que somos diversos, sem preconceitos e orgulhosos disso! Feliz a cidade que se posiciona como gay friendly! – celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.

O projeto Rio Diversidade tem apoio cultural da TIM e da OrlaRio e apoio institucional da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio.

– É maravilhoso poder ver cartões-postais do Rio reafirmarem nosso papel de cidade da diversidade.  Somos pioneiros em nosso país quanto à criação de leis municipais que asseguram tratamento igualitário a todos e todas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. Tanto nossos turistas quanto nossos cidadãos merecem se sentir bem-vindos e respeitados, cientes de que, em caso de discriminação, podem contar com o poder público. A Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual está a postos para acolher quem precisar, pelo telefone 21 2976-9138 ou pelo e-mail, cedsrio@gmail.com – diz o coordenador da CEDS, Carlos Tufvesson.

• 28 de maio de 2021