Escola da Prefeitura recebe filhos de ambulantes no Centro do Rio durante o Carnaval para pernoite

Publicado em 06/03/2019 - 14:49 | Atualizado em 12/03/2019 - 13:24

Neste carnaval, até terça-feira (05/03), os pais e responsáveis de crianças de 5 a 12 anos que forem trabalhar como ambulantes legalizados na região do Centro têm onde deixar seus filhos. O Espaço de Desenvolvimento Infantil Rachel de Queiróz, na Avenida Presidente Vargas, está de portas abertas para receber até 50 meninos e meninas para pernoite. A ação é gratuita.

O Proteja Rio, uma ação da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, está acolhendo a garotada cujos responsáveis trabalham como ambulantes cadastrados pela Riotur no Carnaval Rio 2019. Um dos objetivos da ação é evitar que as crianças fiquem sozinhas em casa e que os pais possam trabalhar com mais tranquilidade.

Para participar, é preciso apresentar na unidade identidade ou certidão de nascimento da criança e RG ou CPF do responsável e sua identificação como ambulante legalizado pela Prefeitura na unidade escolar. Na entrada, é preciso assinar um termo de entrega e comprometimento com o horário. As crianças e os responsáveis ganham uma pulseira de identificação.

Atividades e lanche

Os menores ganham três lanches ao longo do pernoite e são convidados a curtir o Carnaval com oficinas lúdicas preparadas por educadores e oficineiros. Os assistentes sociais estão recebendo as crianças no Projeta Rio, e o Circulando, grupo da SMASDH responsável por promover passeios culturais, está oferecendo atividades as crianças acolhidas. O local tem a segurança garantida pela Guarda Municipal.

Proteja Rio

Onde: Espaço de Desenvolvimento Infantil Rachel de Queiróz