Publicado em 04/02/2023 - 18:40 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Com desfile na Praça Tiradentes,  Bloco Desliga da Justiça abre o fim de semana de folia na cidade
O Desliga da Justiça abriu o desfile dos megablocos na cidade - Prefeitura do Rio

Chapolin, Homem Aranha, Cinderela, Jasmine, Chapeuzinho Vermelho. Heróis de videogame, cinema, HQ e mangás, entre tantas outras personalidades do universo geek, tomaram conta do Centro do Rio na manhã deste sábado (04/02). Pela primeira vez na Praça Tiradentes, no Centro, o Bloco Desliga da Justiça abriu a segunda semana de pré-carnaval na cidade em grande estilo, com um desfile colorido, numa atmosfera democrática, cheia de figuras conhecidas deste e de outros carnavais. Num retorno triunfal  após a pandemia, o clima era de felicidade genuína e o desfile do bloco, que tinha como tema “Descobri que te amo demais”, chegou para celebrar a vida e os seus 14 anos de história.

– É muito bom estar de volta, na rua, com quem a gente ama. O carnaval deste ano traz de volta a liberdade da gente ser quem é, sem medo – celebrou Felipe Seperuelo, diretor do Desliga.

Organizado pela Riotur, o carnaval de rua do Rio retoma suas atividades após dois anos de pandemia. Quem for curtir a folia vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas.  Haverá oito postos médicos fixos, dois a mais que em 2020 e 220 ambulâncias à disposição do público, tudo isso para desafogar o sistema de saúde da cidade. O folião vai contar ainda com 34 mil estações sanitárias, entre banheiros químicos e mictórios, posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% exclusivos para pessoas com deficiência (PCDs). E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar a maior estrutura já utilizada pela companhia durante o carnaval, com 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.

Por toda a cidade, mais de 30 blocos de variados tamanhos e perfis já estão nas ruas desde o início da manhã. Além do Desliga da Justiça, desfilam neste sábado, os blocos CarnaEco (Barra da Tijuca); Cordão do Prata Preta (Gamboa); Imprensa Que Eu Gamo (Laranjeiras); e  Spanta Neném (Lagoa), entre muitos outros.

Um casal fantasiado de Chiquinha e Quico, personagens do seriado mexicano “Chaves” chamava a atenção no Desliga da Justiça. Percussionistas do bloco, Camila Castro e Rodrigo Porto se conheceram no carnaval de 2016. Baiana, Camila destaca o que considera de melhor do carnaval carioca:

“É uma festa para todos”.

Mais informações no app: “Partiu Bloquimmm” e no site: www.carnaval.rio

• 4 de fevereiro de 2023