Publicado em 12/02/2024 - 10:08 | Atualizado em 13/02/2024 - 11:49
  • Início/
  • /
  • Blocos de rua e desfiles na Marquês de Sapucaí atraem milhares de foliões no domingo de carnaval
O desfile do Salgueiro - Beth Santos / Prefeitura do Rio

Num dia típico de verão carioca, com céu azul e muito calor, os blocos do Carnaval de Rua Rio 2024 garantiram a festa de foliões pelos bairros da cidade neste domingo (11/02). Foram 62 desfiles apresentando os mais variados ritmos e muita criatividade nas fantasias. A animação foi destaque em todos os cortejos, com destaque para Bangalafumenga, Baile Multicultural do Boitatá, Charanga Talismã e Marcha Nerd.

E a festa continua! Até a quarta-feira de cinzas, 102 blocos vão desfilar por toda a cidade. Nesta segunda-feira (12/02) serão 41; na terça, 55 e, na quarta-feira, 6.

SAIBA MAIS:

Veja as ações dos órgãos municipais no segundo dia de desfiles na Sapucaí

Veja as ações dos órgãos municipais no primeiro dia de desfiles na Sapucaí

Grupo Especial: confira a fotogaleria do primeiro dia de desfiles

Série Ouro: confira a fotogaleria do primeiro dia de desfiles

Série Ouro: confira a fotogaleria do segundo dia de desfiles

Carnaval 2024 segue com desfiles do Grupo Especial, blocos e muito mais

Desfiles da Sapucaí

Mas não foi só nas ruas que o público compareceu em peso. Na Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro, mais conhecida como Sambódromo ou Marquês de Sapucaí, teve um espetáculo ainda mais especial para comemorar os 40 anos da avenida que é símbolo da folia. Abrindo a primeira noite do Grupo Especial, Unidos do Porto da Pedra, seguida de Beija-Flor de Nilópolis (com uma singela homenagem feita por Neguinho da Beija-Flor a Quinho, intérprete do Salgueiro morto em janeiro); Acadêmicos do Salgueiro; Acadêmicos do Grande Rio;  Unidos da Tijuca e a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense.

Nesta segunda-feira, mais seis escolas atravessam o Sambódromo: Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Unidos de Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro.

Intendente, Bailes Populares agitam bairros pela cidade

Com uma celebração democrática, diversas regiões puderam brincar no domingo de carnaval. No palco armado diante das escadarias da Câmara Municipal, na Cinelândia, vários artistas fizeram a alegria dos amantes da folia momesca com uma seleção de temas carnavalescos e marchinhas clássicas. Nesta segunda-feira, o Concurso do Folião Original – categoria originalidade, incrementa a diversão.

Na Avenida Chile, os blocos de embalo contagiaram centenas de pessoas, com uma programação que vai até esta terça-feira (13/02).

Ainda no Centro, o Terreirão do Samba é a opção para quem quer curtir o melhor do pagode e do samba. A noite por lá ferveu neste domingo com as apresentações de grupo Existência, Yan, Roda de Samba, Gustavo Lins e Rio Samba Show. Nesta segunda-feira as atrações são Juninho Thybau,  Roda de Samba Beco do Rato, Gamadinho e grupo Rio Samba Show.

Para os moradores da Zona Norte, os desfiles da Intendente Magalhães colorem a estrada mais tradicional da região, que no domingo recebeu o Grupo de Avaliação e, nesta segunda, abre-alas para a Série Bronze, com 12 escolas.

Aplicativo para conferir a agenda de blocos

Se você ainda não sabe em que bloco marcará presença, é só baixar o app Blocos do Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta, que é gratuita e funciona por geolocalização, apresenta itinerário e minibio dos cortejos. De quebra, o folião ainda pode organizar uma agenda e compartilhar com os amigos.

No site carnavalderua.rio, você também encontra o calendário dos blocos, notícias relacionadas e galerias de fotos. Já em Carnaval.rio, a reunião de todas as atrações do carnaval, além de conteúdos do mundo do samba.

• 12 de fevereiro de 2024