Programa Luz Maravilha vai modernizar toda a iluminação pública da cidade com 450 mil pontos de LED

Publicado em 11/02/2021 - 07:27 | Atualizado em 11/02/2021 - 14:01
Todos os 450 mil pontos de luz da cidade passarão a contar com luminárias de LED - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio começou a substituir os 450 mil pontos de luz da cidade usando luminárias de LED. O programa Luz Maravilha é uma Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar todo o sistema de iluminação do município até 2022.   A mudança trará uma economia de até 60% nas contas públicas.

A parceria prevê também implementar outros serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; cinco mil pontos wi-fi;  três mil sensores de resíduos sólidos em bueiros; e 1.500 sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego. Tudo isso será monitorado pelo Centro de Comando de Operações (CCO), que estará integrado ao Centro de Operações Rio.

– O Luz Maravilha está alinhado ao conceito de cidades inteligentes e vai permitir que o Rio alcance indicadores de conectividade em áreas públicas, como as estações de transporte – conta a secretária municipal de Infraestrutura, Kátia Souza.

O programa vai permitir alavancar novos negócios na cidade, dinamizar o uso do espaço público e trará aspectos inovadores em sustentabilidade e resiliência.

A ação teve início na quinta-feira da semana passada (04/02) pela Barra da Tijuca, com a instalação de 1.075 luminárias no trecho entre o terminal Jardim Oceânico do BRT e o terminal Alvorada. Cerca de 70% desses pontos passarão a contar com tecnologia de telegestão, o que vai possibilitar o monitoramento em tempo real do equipamento.

A mudança na iluminação vai trazer uma economia de até 60% nas contas públicas – Prefeitura do Rio

– O Luz Maravilha é um passo importante para o Rio rumo a uma cidade inteligente e mais integrada. Já colocamos a mão na massa. Até o final de março teremos instalado 45 mil pontos de luz e 3.500 novos postes – contou o presidente da Rioluz, Bruno Bonetti.

Os sensores inteligentes instalados nas câmeras irão abastecer o Centro de Operações Rio (COR) de informações para a tomada de decisão sobre incidentes que impactam o dia a dia no município.

– É um importante projeto para avançarmos na antecipação de ocorrências, melhorar sempre a pronta resposta à população e interagir cada vez mais com o cidadão carioca – explica Bruno Ramos, chefe executivo do COR.

Também está prevista a substituição de 35 mil postes de metal ou concreto pelos de fibra. Entre os benefícios trazidos pelo novo material, estão a garantia de maior capacidade de reprodução das cores, renovação do mobiliário urbano, gestão inteligente da rede de iluminação pública, menor impacto ecológico e redução de 60% do consumo de energia.

A Rioluz possui aproximadamente 60 mil postes, o que equivale a 15% dos postes da cidade. Os metálicos, tombados e coloniais que não forem substituídos serão pintados com tinta isolante elétrica.

– O monitoramento de áreas críticas através de sensores relacionados a perigos climáticos permitirá acompanhamento em tempo real em áreas com maior impacto nas infraestruturas estratégicas, como rodovias, entornos de hospitais e escolas  – explicou a secretária.

– Através deste centro de controle, com câmeras espalhadas por toda a cidade, poderemos trabalhar com mais eficiência – completou Bonetti, ressaltando que toda a manutenção dos serviços ficará a cargo da empresa privada que ganhou a concorrência.

• 11 de fevereiro de 2021