Programa Luz Maravilha leva mais lâmpadas de LED às ruas da cidade

Publicado em 15/06/2023 - 14:12 | Atualizado em 26/09/2023 - 22:22
A Avenida Presidente Vargas - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O Programa Luz Maravilha, fruto de uma Parceria Público Privada (PPP) firmada pela Prefeitura do Rio, identificou mais 80 mil pontos de luz novos, que já estão sendo modernizados, além das 457 mil luminárias de LED instaladas inicialmente na cidade. Por conta dessa atualização no projeto inicial, foi realizado, recentemente, um reequilíbrio de contrato e incluídos esses pontos excedentes. A parceria prevê o investimento de R$ 1,4 bilhão na modernização da iluminação da cidade.

A substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio pela RioLuz por luminárias de LED, mais claras e eficientes, trazem mais segurança às ruas e melhoram a qualidade da ambiência urbana, destacando ainda mais as belezas do Rio. Além disso, a troca representou uma economia aos cofres públicos estimada em R$ 100 milhões em 2022, já que o LED precisa de bem menos energia para iluminar.

Em 2021, o programa ganhou o nome de Luz Maravilha e recebeu uma série de critérios técnicos para a sua implantação. A partir de fevereiro daquele ano, passou a ser implementado, obedecendo a critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a mancha criminal, o índice de apagamentos e as regiões de maior vulnerabilidade social. Por esses motivos, o Luz Maravilha foi iniciado na Zona Oeste, em locais como Muzema, Jardim Clarice, Camorim e Curicica. A modernização do parque de iluminação pública é uma das metas da PPP entre a Rioluz e a subconcessionária Smart Luz.

A primeira grande localidade entregue, em setembro de 2021, foi o Complexo do Alemão, na Zona da Leopoldina, com a modernização de 5.283 pontos de luz. Ao todo, 15 comunidades foram atendidas na região, que faz divisa com outros seis bairros da Zona Norte. E mais de 60 mil moradores foram beneficiados, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Complexo da Penha foi a segunda comunidade 100% em LED, entregue em março de 2022. Por meio do Programa Favela com Dignidade, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária, os próprios moradores ajudaram a identificar pontos de luz em vielas e no alto da comunidade que precisavam receber as melhorias.

Via beneficiada pelo programa Luz Maravilha – Divulgação

Sepetiba foi uma das regiões beneficiadas. Moradora do bairro há 25 anos, Isabella Brasil lembra que o lugar precisava mesmo mudar em relação à iluminação pública:

– A Rioluz está trazendo inovação para as ruas do nosso bairro. A iluminação em LED veio para revolucionar o modo como enxergamos a iluminação pública. Passo praticamente todos os dias nos pontos principais do bairro e vejo que foi feito um trabalho excepcional nas pistas principais, como a Estrada de Sepetiba, a Estrada do Piaí e a orla das praias. Minha rua ficou muito mais iluminada, trazendo mais visibilidade e segurança aos moradores. Além de esteticamente ficar mais bonito, valorizando a beleza das ruas. Só tenho o sentimento de gratidão.

Moradora da Rua do Russel, na Glória, Maria Elizabeth Guimarães também destaca a sensação de segurança trazida pela nova iluminação:

– Ficou excelente, clareou demais e aumentou a nossa segurança. A iluminação dificulta a ação de assaltantes, e a Rioluz fez um excelente trabalho. Eu apoio muito essa iniciativa.

Das comunidades ao asfalto, das vielas às grandes avenidas. Do Leme ao Pontal. A cidade inteira se encheu de LED. Os postes que ainda não foram ajustados serão atendidos pela PPP durante a vigência da parceria. E mais: o contrato prevê a substituição de postes de aço por novos de fibra, mais duráveis e resistentes a descargas elétricas. Ao todo, serão 34.500 postes de fibra espalhados por praças, ciclovias e parques. A PPP tem duração de 20 anos e dará suporte à manutenção e à operação de todos os equipamentos.

Até agora, o Programa Luz Maravilha modernizou 11 do 19 túneis previstos: Túnel Martim de Sá (Frei Caneca); Túnel Billy Blanco; Túnel Major Vaz; Túnel João Ricardo; Túnel Rebouças; Túnel Santa Bárbara; Túnel Noel Rosa; Túnel Alaor Prata (túnel velho); Túnel Zuzu Angel, Túnel Rafael Mascarenhas e Sá Freire Alim estão 100% em LED.

A entrada do Túnel Rebouças iluminada- Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Importantes vias da cidade também estão com a nova iluminação, como a Linha Vermelha, que recebeu ainda um projeto antifurto nas caixas de passagem de fios e a substituição de 8 mil metros de cobre por alumínio, com menor valor comercial, na tentativa de coibir os furtos.

Um dos principais eixos viários da Zona Norte, a Avenida Dom Hélder Câmara, que corta mais de dez bairros da região, está na lista de grandes vias que já tiveram os serviços de modernização concluídos. Outra via importante para o funcionamento do tráfego na cidade, a Autoestrada Lagoa-Barra, em São Conrado, também está completamente modernizada, assim como as avenidas Presidente Vargas, no Centro; Ayrton Senna e das Américas, na Barra da Tijuca, e Santa Cruz, em Realengo. A Estrada do Pau Ferro, em Jacarepaguá; as ruas Doutor Satamini e Hadock Lobo, na Grande Tijuca, e a Rua Cesário de Melo e a Estrada do Campinho, em Campo Grande, também já foram liberadas.

Estão 100% LED também as orlas do Leme, de Copacabana, Ipanema, Leblon, Praia Vermelha, Barra da Tijuca, Recreio e Pontal. Foi inaugurada ainda a iluminação inédita no píer da Barra da Tijuca e na Ilha da Gigoia.

• 15 de junho de 2023