Monumentos e prédios públicos se colorem de verde pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado em 20/09/2019 - 10:57 | Atualizado em 20/09/2019 - 16:35
O edifício histórico da Câmara de Vereadores, iluminado de verde em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Três endereços emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro – Arcos da Lapa, Câmara Municipal e Monumento a Estácio de Sá, no Aterro – estão com iluminação especial em verde desde a noite de quarta-feira, 18 de setembro. A coloração é uma homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado, 21.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficialmente criado pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. O objetivo é chamar atenção da sociedade para a necessidade de se tornar mais inclusiva para mais de 45,6 milhões de brasileiros  que, segundo o Censo mais recente, declararam ter alguma deficiência.

Arcos da Lapa. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
Monumento a Estácio de Sá. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A data especial é celebrada também, claro, pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT). Neste sábado, o projeto Acessibilidade Carioca, tocado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover atividades físicas, culturais, pedagógicas, socioeducativas e de sustentabilidade no Posto 2 da Praia de Copacabana. A inciativa pretende estimular a ida de deficientes às praias cariocas.

Todas as atividades do evento serão desenvolvidas na areia. Elas incluem práticas para cadeirantes com bolas e acessórios, banho de mar – com auxilio de cadeiras de rodas anfíbias – e oficinas de artesanato. Além disso haverá o Fazendo Arte na Praia, circuito sensoriomotor para crianças de todas as idades, e uma tenda com assistentes sociais, que irão tirar dúvidas sobre direitos das pessoas com deficiência.

Na parte da saúde, haverá dança, ação sensorial, práticas integrativas (auriculoterapia, massagem, shiatsu, reflexoterapia, podal), e Academia Carioca (IMC, anotações e prescrição, atividade física).

A Guarda Municipal (GM) vai atuar com 15 guardas na areia e nos principais pontos de acesso ao evento, que contará ainda com apresentação da Banda de Música e da equipe de atividades lúdicas do Grupamento de Ronda Escolar da GM, que levará os bonecos Linda e Justo para interagir com a população.

– As pessoas com deficiência são motivadas a lutar por uma sociedade inclusiva. Esse evento mostra que é possível, através de políticas públicas, o deficiente ter acesso a praia, cultura, educação, saúde. Essa é uma data muito importante, que garante a integração da pessoa com deficiência na sociedade, de maneira igualitária e sem preconceitos – ressaltou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Marco San.

ACESSIBILIDADE CARIOCA – EVENTO ABERTO AO PÚBLICO

Data: 21/09/2019

Horário: 9h às 13h

Local: Praia de Copacabana – Posto 2 – em frente a Rua Rodolfo Dantas (saída da Estação Cardeal Arcoverde do Metrô).

• 20 de setembro de 2019