Obras do Morar Carioca na Comunidade do Aço seguem aceleradas e levam melhorias de infraestrutura urbana e moradia a Santa Cruz

Publicado em 03/03/2024 - 13:17 | Atualizado em 03/03/2024 - 13:36
Programa Morar Carioca na Comunidade do Aço, em Santa Cruz - Beth Santos / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, visitou neste sábado (02/03) as obras do programa Morar Carioca da Comunidade do Aço, em Santa Cruz, na Zona Oeste. Ele acompanhou de perto o andamento dos serviços de urbanização na área e, após conhecer um dos apartamentos já prontos, anunciou que os contemplados receberão os imóveis mobiliados . A região terá 704 unidades residenciais construídas pela Rio-Urbe. Cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas com as novas moradias. O plano é investir cerca de R$ 243 milhões no local.

Aos moradores da região, o prefeito afirmou ser muito bom dar dignidade à população.

– Aqui é resultado de uma enchente de 1960, da época do governo Lacerda. As pessoas foram trazidas para um lugar chamado Vagão, em vilas apertadas. Estamos fazendo isso com 60 anos de atraso, e é uma alegria devolver dignidade a essa população. Na primeira vez que entrei na Comunidade do Aço pude ver a situação em que as pessoas estavam sendo obrigadas a morar. Essas pessoas foram transferidas para cá provisoriamente, porque supostamente o governo da época ia dar casa para elas, e essa promessa nunca foi cumprida. Ficaram abandonados por décadas. Como governante, tenho um pedido de desculpas. É inadmissível que num país rico como o Brasil ainda tenha gente passando por essa situação – disse Eduardo Paes.

Apartamento do Programa Morar Carioca na Comunidade do Aço – Beth Santos / Prefeitura do Rio

Os apartamentos em construção no Aço terão sala, cozinha, banheiro, dois quartos, área de serviço e varanda (média de 50 metros quadrados).  Os 44 prédios serão erguidos com quatro pavimentos e quatro apartamentos por andar, totalizando 16 unidades por bloco, tendo apartamentos totalmente acessíveis no térreo. As obras, que começaram em 2023, estão em ritmo acelerado: oito prédios já foram levantados e outros três estão em fase de fundação.  A previsão é entregar 18 prédios até o fim deste ano.

A secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga, o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, também participaram da visita.

– Como essa entrega é tão importante, a Prefeitura quis que as pessoas viessem aqui para olhar as obras da Comunidade do Aço e o que será entregue. Temos apartamento de dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e vários outros dispositivos de melhoria na ventilação e economia de água. Essa é uma demanda muito importante dessa comunidade, e o  Morar Carioca do Aço vem justamente para suprir as dificuldades da população local – afirmou Jessick Trairi.

Programa Morar Carioca na Comunidade do Aço, em Santa Cruz – Beth Santos / Prefeitura do Rio

Neste sábado, muitos moradores do Aço fizeram fila para conhecer o apartamento que já está mobiliado. Um dos futuros proprietários é Jorge Soares da Silva, de 54 anos. Nascido e criado na área do Vagão, atualmente ele trabalha na obra que vai levar mais qualidade de vida à população. A expectativa, diz Jorge, é a melhor possível:

–  A gente vive num quadrado pequeno, onde o vizinho do lado joga esgoto para o beco onde as crianças passam. No lugar em que trabalhei sempre falavam que onde eu moro é muito feio, tem lama, porco. Mas está havendo uma mudança. Vivíamos de promessa e hoje a realidade é de dignidade. Estou trabalhando, recebendo para construir o meu apartamento. Estava desempregado, procurando emprego, mas com essa obra estou empregado graças a Deus, e emprego também é dignidade.

Também estão sendo feitas melhorias na Rua São Gomário, que será reurbanizada ao longo de 1,1 mil metros, até o encontro com a Avenida Cesário de Melo. O projeto ainda prevê a implantação de 70 mil metros quadrados de vias pavimentadas, nove quilômetros de rede de esgotamento sanitário e elevatória, 10 quilômetros de redes de abastecimento de água e a construção de um reservatório com 3,3 milhões de litros. Serão implementados 2,2 quilômetros de ciclovia e 720 novos pontos de iluminação pública.

–  Alguns moradores estão aqui “provisórios” há 60 anos. A área do Vagão (na comunidade do Aço) tem condições sub-humana, e a Prefeitura chegou para mudar a cara e a vida dessas pessoas com o programa Morar Carioca. Nessa primeira fase já são oito blocos de apartamento e, quando as pessoas se mudarem para cá , vão ser demolidos mais imóveis para podermos construir mais prédios e mudar a vida dessa população, que vai ter não só apartamento, mas escola, creche e área de lazer para dar dignidade a todos – disse o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

O projeto inclui área de lazer de 43 mil metros quadrados de praças, parques infantis, quadras, pista de skate, palco, academia carioca, áreas de convivência, jardins, entre outros equipamentos.

• 3 de março de 2024