Vigilância Sanitária do Rio capacita profissionais da Tattoo Week, maior evento de tatuagem do mundo

Publicado em 10/01/2020 - 09:25 | Atualizado em 10/01/2020 - 16:08
A tatuadora Ana de Loreto fez o curso da Vigilância Sanitária - Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio está presente no maior evento de tatuagem do mundo, que começa nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro,  no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, com uma novidade: pela primeira vez em oito edições, a Tattoo Week terá os profissionais capacitados pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária do Rio.

Com o intuito de disseminar informações sobre segurança na saúde nos procedimentos de tatuagem e piercing, os técnicos da Superintendência de Educação da Vigilância Sanitária farão neste primeiro dia de evento, das 9h às 11h, um workshop gratuito para os profissionais da área.

Mais tarde, às 15 horas, os técnicos vão participar de uma roda de conversa, aberta ao público, sobre questões higiênico-sanitárias e dicas de procedimentos. Vão tirar dúvidas, reforçar cuidados básicos e passar recomendações.

Um das cinco sócias do Estúdio Fluxo, no Largo do Machado, Ana de Loreto trabalha no ramo há quatro anos e sabe que prevenir é sempre melhor do que remediar.

– Em 2017, fiz um curso oferecido pela Vigilância Sanitária e conheço a sua importância. Tudo que aprendi, aplico aqui. É questão de saúde. Não pode dar mole – disse ela, feliz que seu trabalho será visto na convenção, que vai até domingo (dia 12) e reúne os principais nomes nacionais e internacionais da arte aplicada na pele.

Para ela, participar da Tattoo Week Rio 2020, em meio a “tantas feras”, será uma honra.

Juliana Teixeira tatuou a imagem do cachorro de estimação na panturrilha – Marco Antônio Rezende/Prefeitura do Rio

– É uma realização profissional. Tem muito tatuador bom. Antigamente, me sentia intimidada. Agora, nosso estúdio terá um estande de atendimento na feira e me sinto preparada – declarou, enquanto fazia, na panturrilha esquerda, a tatuagem do cão de estimação da estudante Juliana Teixeira, de 22 anos.

– É uma prova de admiração em vida ao meu vira-lata que se chama Emmy – destacou Juliana, que carrega no antebraço esquerdo uma homenagem para a falecida avó. Tatuou um anel que ela tanto amava.

– Estamos sempre juntas – definiu.

Inspeção na véspera da Tattoo Week

Nesta quinta, fiscais da Vigilância inspecionaram a área do evento. Conferiram as estruturas de assistência à saúde e de alimentação montadas para a feira, que tem a expectativa de receber 25 mil pessoas.

Os técnicos de Saúde observaram o posto médico do local e solicitaram a cobertura parcial do teto do espaço para privacidade dos pacientes. A equipe de Alimentos, por sua vez, conversou com os funcionários sobre as questões higiênico-sanitárias, conservação e rotulagem dos alimentos.

Os fiscais também alertaram os responsáveis pela organização do evento em relação à instalação de pias exclusivas para lavagem de mãos dos funcionários da área de alimentação, que não tinham no local.