Primeiro Viradão da Ordem Pública apreende 4.416 itens do comércio ambulante e aplica 839 multas

Publicado em 01/01/2020 - 13:54 | Atualizado em 01/01/2020 - 14:13
Agentes da Prefeitura em ação no Viradão da Ordem Pública. Foto: divulgaçãoAgentes da Prefeitura em ação no Viradão da Ordem Pública. Foto: divulgação

Iniciativa inédita e preventiva para o Réveillon 2020, o Viradão da Ordem Pública mantém fiscalização ininterrupta, 24 horas por dia, sobre comércio, trânsito e transportes nas orlas das zonas Sul e Oeste e pontos estratégicos da cidade. Entre 27 de dezembro, quando foi lançada, e a manhã do dia 1º de janeiro, a ação apreendeu 4.416 itens (entre bebidas, óculos, bolsas, carrinhos, carroças e isopores) e 371 quilos de doces, alimentos, souvenires e peças de vestuário do comércio ambulante não autorizado. O Viradão prossegue até a manhã desta sexta-feira, 3 de janeiro.

Trânsito

Nas ações de trânsito, foram 839 veículos multados, 543 deles por estacionamento irregular (com 539 remoções) e os outros 296 do transporte complementar de passageiros (vans e kombis). Já a Assistência Social prestou 141 atendimentos à população em situação de rua, e a Comlurb recolheu 1,6 tonelada de resíduos sólidos.

Seop registra 720 remoções com reboque em pontos de festejo e fecha estacionamento clandestino na Zona Oeste

– O Viradão da Ordem Pública foi uma novidade para auxiliar este que foi, sem dúvida, um grande réveillon. Percorremos, sem parar, 24 horas por dia, a orla e outros pontos de grande movimento, como Rodoviária NovoRio, Aeroporto Santos Dumont e regiões de festejo. O objetivo foi dar condições para que moradores e visitantes da nossa Cidade Maravilhosa aproveitem ao máximo a passagem para 2020. A ação é de ordenamento preventivo: planejada para acontecer antes, durante e depois da Festa da Virada, pois só ira terminar na manhã de sexta (dia 3/1). A cidade demonstrou mais uma vez sua imensa vocação para o turismo. E a Seop, cumprindo seu dever, contribuiu e continuará contribuindo para trazer qualidade de vida ao cidadão – afirma o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

Depósitos na areia

Durante a madrugada, a operação ainda se concentrou na busca por estruturas (como barracas e cadeiras) estocadas nas areias das praias por barraqueiros e ambulantes. Ao todo, 813 cadeiras foram apreendidas – a maioria deixada à noite na praia, o que é proibido pelo Código de Posturas municipal. Técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda realizaram, até agora, 30 autuações, 90 orientações e duas notificações em 104 fiscalizações do comércio ambulante e geral.

As ações do Viradão são coordenadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) que integra equipes da Guarda Municipal e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar (CETC), todos ligados à pasta; das coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), ligadas à Secretaria Municipal de Fazenda; da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; e da Polícia Militar, entre outros órgãos.

Agentes da Prefeitura em ação no Viradão da Ordem Pública. Foto: divulgação