Prefeitura Mais Perto de Você faz 30 mil atendimentos de saúde e cidadania na Pavuna

Publicado em 16/08/2019 - 12:58 | Atualizado em 16/08/2019 - 14:20
A expectativa é de 30 mil atendimento nos dois dias do Prefeitura Mais Perto de Você na Pavuna. Foto: Nelson Duarte/ Prefeitura do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, participou nesta sexta-feira, 16 de agosto, da 5ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você, que já realizou cerca de 270 mil atendimentos a moradores de diferentes bairros da cidade, com serviços de saúde e cidadania, entre outros. Desta vez as ações foram na Pavuna, Zona Norte, onde a estimativa é de que a soma dos atendimentos chegue a 30 mil nos dois dias de programação (só na quinta-feira foram 13.974).

– É a Prefeitura mais perto das pessoas. Aqui elas podem vacinar e marcar castração para seu animal, se inscrever no Táxi.Rio e fazer prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo. E conseguir emprego também. Agora mesmo eu estava ao lado de uma menina esfuziante, que tinha conseguido encaminhamento para as Lojas Americanas. Isso é tudo de bom para as pessoas – comentou Crivella.

Com os 270 mil atendimentos nas quatro etapas anteriores (em Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e Madureira), o projeto chegará a 300 mil ao final desta quinta edição. A meta inicial – que deverá ser facilmente batida – era prestar 400 mil serviços até o final deste ano, nas dez áreas programáticas. Após a revisão final, quando serão feitas novas visitas aos locais já beneficiados, o número total a ser alcançado é o de 1 milhão de atendimentos.

Esperança na solução de problemas

O Prefeitura Mais Perto de Você leva à população os serviços de órgãos públicos nos bairros. O programa possibilita ao cidadão carioca ter maior clareza de como a administração municipal funciona e conhecer o que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura do Rio. São serviços variados, como consulta ao portal do Sisreg; vacinação; licenciamento sanitário; agendamento de castrações para cães e gatos; e inscrições em cursos da Vigilância Sanitária.

Hellen Monteiro está desempregada e encontrou duas possibilidades de trabalho no Prefeitura Mais Perto de Voc~e, na Pavuna. Foto: Cintia Ladeira / Prefeitura do Rio
Hellen Monteiro está desempregada e encontrou duas possibilidades de trabalho no Prefeitura Mais Perto de Você, na Pavuna. Foto: Cintia Ladeira / Prefeitura do Rio

Na Pavuna foram montadas 22 barracas na Praça Copérnico, para atender a milhares de pessoas que procuram os serviços municipais. Helen Monteiro, de 36 anos, conseguiu ser encaminhada para entrevistas a duas vagas de emprego.

– Desenvolvo funções administrativas e estou desempregada desde janeiro. Soube da ação pelas redes e corri para cá. Dei sorte – comemorou.

Ao percorrer a Praça Copérnico, Crivella destacou a importância da iniciativa da Prefeitura:

– É maravilhoso saber que milhares de pessoas saíram de casa para se encontrar com a gente. Ou seja: elas têm esperança. Vão conseguir resolver algum problema – destacou o prefeito.

Livros, arte e possibilidades de empregos

Durante o dia, milhares de pessoas foram à praça em busca das atividades, que reuniram desde teatro infantil e ginástica para idosos a distribuição de mudas de árvores e livros.

O operador de máquinas aposentado, José Viana, de 69 anos, por ganhou livros infantis na tenda da Cultura. Foto: Edvaldo Reis

O operador de máquinas aposentado, José Viana, de 69 anos,  ganhou livros infantis na barraca da Secretaria da Cultura.

– Já tenho muitas histórias novas agora para contar para as crianças da minha rua – disse Viana.

As ações também abriram perspectivas de um futuro melhor para muita gente. É o caso de Helen Monteiro, de 36 anos, encaminhada para entrevistas a duas vagas de emprego.

– Posso desenvolver várias funções administrativas e estou desempregada desde janeiro. Soube da ação pelas redes e corri para cá. Dei sorte.
Venho tentando desde janeiro uma vaga no mercado, mas está muito difícil. Esse tipo de iniciativa da prefeitura facilita muito a nossa vida, porque a gente sai daqui pelo menos com possibilidades reais de trabalho – ressaltou Helen.

As ações mobilizaram os seguintes órgãos:

• Secretaria Municipal de Saúde;
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
  • RioZoo;
  • Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia;
  • Secretaria Municipal de Cultura.
  • 16 de agosto de 2019