Prefeitura está com 5 mil homens nas ruas para reduzir impactos do forte temporal

Publicado em 09/04/2019 - 10:32 | Atualizado
Crivella dá entrevista coletiva após passar a madrugada no COR, comandando resposta da Prefeitura ao temporalCrivella dá entrevista coletiva após passar a madrugada no COR, comandando resposta da Prefeitura ao temporal - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, informou na manhã desta terça-feira, dia 9/4, que a Prefeitura está com 5 mil homens nas ruas trabalhando para minimizar os impactos da forte chuva que castiga a cidade desde o início da noite de segunda-feira. O prefeito passou a madrugada no Centro de Operações Rio (COR), de onde coordenou as ações das equipes dos órgãos municipais.

– Foi uma chuva absolutamente anormal para essa época de outono. A Prefeitura está lutando muito, passamos a madrugada no COR, colocamos nossas equipes nas ruas em diversos pontos da cidade para melhorar o trânsito, limpar os bueiros e diminuir os alagamentos – disse o prefeito, que lamentou  as três mortes ocorridas devido ao temporal.

Para se ter uma ideia do grande volume de água que atingiu a cidade, em uma hora choveu 88mm no Jardim Botânico, um dos bairros mais afetados pelo temporal. Nessa mesma região, na grande chuva de abril de 2010, o volume medido em uma hora foi de 49,4mm. Uma das propostas do prefeito é construir um grande reservatório (piscinão) dentro do terreno do Jockey Club para evitar enchentes no futuro.  Crivella anunciou que pretende buscar recursos com o governo federal para esse projeto.

35 SIRENES TOCARAM EM 20 COMUNIDADES

A cidade entrou em estágio de atenção às 18h35 desta segunda e, às 20h55, o protocolo mudou para estágio de crise. Nesta terça, para evitar grandes deslocamentos pela cidade, foi decretado feriado escolar na rede municipal de ensino. Até que a cidade volte à normalidade, a Prefeitura alerta para que, em caso de necessidade, a população utilize o transporte público para se deslocar. E que os moradores de comunidades onde as sirenes foram acionadas não voltem para casa agora.

– Ainda havia muito lixo nas calçadas, ontem, na hora da chuva, o que foi trágico porque entupiu os bueiros. Além disso, o temporal aconteceu na hora da volta dos trabalhadores para casa, quando as ruas estavam alagadas – lembrou Crivella.

FECHAMENTO POR PROTOCOLO:

NIEMEYER: queda de barreira, de árvore e de parte da ciclovia (Sem informação de vítimas até o momento)

ALTO DA BOA VISTA:  queda de barreira e de árvore  (Sem informação de vítimas até o momento)

ESTRADA GRAJAÚ-JACAREPAGUÁ : sem ocorrências, ficou fechada por 4 horas

VÍTIMAS

Gávea: um homem por afogamento

Morro da Babilônia: duas mulheres (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam no local)

QUEDAS DE BARREIRA

MORRO DA BABILÔNIA