Publicado em 08/05/2019 - 16:40 | Atualizado em 02/03/2021 - 12:04
  • Início/
  • /
  • Prefeitura assina com governos federal e estadual termo de compromisso para construção de novo autódromo em Deodoro
Projeção do novo autódromo de Deodoro, onde será disputado o Grande Prêmio de F1 do Brasil. Foto: divulgação

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, participou nesta quarta-feira, dia 8 de maio, da assinatura um termo de compromisso para a construção de um autódromo em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. O documento foi assinado em conjunto com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador Wilson Witzel. A cerimônia aconteceu após a comemoração do Dia da Vitória, homenagem aos Pracinhas da Segunda Guerra Mundial ocorrida no Aterro do Flamengo. O empreendimento não terá custo algum para o município, uma vez que o investimento ficará por conta da empresa vencedora da concorrência.

– Estamos lançando o edital, as empresas apresentarão suas propostas, em 45 dias sai o resultado e começaremos a obra – disse Crivella, que em discurso afirmou que o apoio do presidente Jair Bolsonaro foi decisivo para a construção do autódromo.

O autódromo será construído num terreno cedido pelo Exército.  A Prefeitura estima um impacto econômico de R$ 625,6 milhões (US$ 160,3 milhões) por ano para a cidade, além da geração de cerca de sete mil empregos diretos e indiretos, de acordo com estudos feitos pela empresa de consultoria Crown. A contratação será em regime de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concorrência, para a concessão administrativa de implantação, manutenção e operação da nova pista. A abertura da licitação, no valor estimado de R$ 697,4 milhões, tem prazo de 35 anos de concessão.

• 8 de maio de 2019