Cuidar da Cidade retorna a Inhoaíba. Programa de zeladoria já solucionou mais de 13 mil demandas do 1746

Publicado em 06/06/2019 - 15:25 | Atualizado em 06/06/2019 - 15:48
Recuperação do asfalto foi uma das reivindicações predominantes dos moradores do Villar Carioca, em Inhoaíba. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do RioRecuperação do asfalto foi uma das reivindicações predominantes dos moradores do Villar Carioca, em Inhoaíba. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, retornou com o Cuidar da Cidade a Inhoaíba, em Campo Grande, Zona Oeste, nesta quinta-feira, 6 de junho. É a 14ª etapa do programa de zeladoria, que começou em janeiro e já desenvolveu mais de 13 mil ações de melhoria e conservação em bairros cariocas, boa parte em atendimento a solicitações feitas por moradores ao 1746. Entre as benfeitorias estão poda de árvore, limpeza de bueiros e ralos, tapa-buraco, conserto de calçada e reforço na sinalização de trânsito. Há também vacinação antirrábica para cães e gatos, e a Prefeitura aproveita para fazer campanha de conscientização sobre coleta seletiva de lixo.

– A gente ouve os moradores e toma conhecimento, muitas vezes, de detalhes que precisam sem feitos. Detalhes que causam grandes problemas. Estamos podando árvores, trocando lâmpadas e tapando buracos. Vamos dar uma arrumada nas ruas principais. Estamos lutando muito, cada semana num bairro. O Rio está saindo da crise – afirmou Crivella.

O Cuidar da Cidade já tinha estado em Inhoaíba no fim de março. Naquela ocasião, foram atendidos mais de 420 chamados, com intervenções em 124 ruas. Só no Villar Carioca, a área da vez, são mais de 20 ruas atendidas.

Um dos serviços realizados foi a desobstrução de galerias pluviais na quadra de esportes ao lado da Creche Municipal Vitória da Paz. Antes, em dias de chuva, a água corria para a creche e alagava quase todo o espaço. O problema foi solucionado.

– O pátio ficava tomado de água, e as crianças mal podiam sair das salas. O Cuidar da Cidade é muito bem-vindo, resolveu um problema que era crônico – explicou a professora Isaura Modesto, diretora da creche, que tem 303 alunos de 1 a 5 anos.

A doméstica Joana Peixoto, moradora da Rua 57, também aprovou o programa:

– Isso aqui está melhorando. É muito bom o prefeito estar aqui e trazer os serviços da Prefeitura – disse, sobre o bairro onde vive.

Crivella visitou também a Vila Ieda, distante cerca de 3 km do Villar Carioca. Percorreu a Rua José Albano, conversou com moradores e determinou à Conservação o reparo de manilhas de águas pluviais e esgoto que afundaram em três pontos, o que criou buracos de cerca de 1m de diâmetro. Os tubos serão trocados, numa extensão de 15m.

Operários da Conservação trabalham no conserto do asfalto. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
A limpeza de bueiros também foi feita nas ruas principais do Villar Carioca. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
"Seu" José levou a cadelinha Lara, de 11 anos, para tomar vacina contra a raiva. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
“Seu” José levou a cadelinha Lara, de 11 anos, para tomar vacina contra a raiva. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Mais sobre o programa de zeladoria

O Cuidar da Cidade estabelece um calendário de ações que mobiliza diversos órgãos municipais: Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), Comlurb, Rio Águas, CET-Rio, Rioluz e Fundação Parques e Jardins, entre outros.

Criado pelo prefeito Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o Cuidar da Cidade já passou pelos seguintes locais:

Zona Norte:

·        Tijuca/Praça Afonso Pena;
·        Tijuca/Praça Saens Peña;
·        Ilha do Governador;
·        Rocha Miranda;
·        Méier;

Zona Oeste:

·       Padre Miguel;
·        Santa Cruz;
·        Campo Grande / Inhoaíba I;
·        Campo Grande / Conjunto da Marinha;
·        Vila Valqueire;
·        Pechincha;

Houve também ações na Zona Sul (Leblon) e no Centro.

• 6 de junho de 2019