Prefeitura inaugura neste sábado, em Bangu, unidade de atendimento médico veterinário gratuito

Publicado em 07/02/2020 - 12:34 | Atualizado em 07/02/2020 - 12:41
Prefeitura inaugura mais uma unidade de atendimento médico veterinário - Divulgação

A Prefeitura do Rio inaugura, na manhã deste sábado (08/02), em Bangu, Zona Oeste, mais uma Unidade de Saúde Médica Veterinária, que atenderá gratuitamente a cães e gatos.  O evento  contará com palestras educativas sobre  bem-estar animal,  importância da castração e  guarda responsável. O agendamento para cirurgias nos meses de fevereiro e março  será presencial, na própria unidade, quando serão distribuídas neste sábado 810 senhas:  216 para cadelas, 108 para cães, 216 para gatos e 270 para gatas.  Vale ressaltar que não é necessário levar o animal ao agendamento.

A Subsecretaria de Bem Estar Animal vem mapeando as áreas do município com maior índice de abandono. Segundo os registros da Central 1746, em 2019 a Prefeitura recebeu 3.599 denúncias de abandono e maus-tratos, sendo que a Zona Oeste, com 49,48% das chamadas recebidas, lidera o ranking. Em segundo lugar, com 45,04%, está a Zona Norte, e em terceiro  a Zona Sul, com 5,49% das chamadas.

“Estamos muito felizes por inaugurar essa unidade, os animais de Bangu merecem nossa atenção e cuidados, como todos os animais merecem. Desde que assumimos a gestão, estamos trabalhando intensamente para aumentar o número de vagas para castração e atendimento clínico. A próxima unidade será instalada na Zona Sul, esperamos inaugurar ainda este mês”, disse o subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula.

Como será o atendimento na Unidade de Saúde Médica Veterinária?

Serão atendidos gratuitamente cerca de 30 animais por dia. As senhas para consulta clínica serão distribuídas de segunda a sexta-feira, em dois horários:  às 8h e  13h.

O agendamento para castração nos  meses de fevereiro e março será presencial, neste sábado, com as senhas sendo distribuídas às 8 horas, na Rua Sidney, altura do n° 97A , Praça Guilherme da Silveira, Bangu.

É obrigatório para o agendamento:

Ser maior de 18 anos;

Morar no município do Rio;

Levar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência (não será aceito comprovante em nome de terceiros);

Será entregue uma senha por CPF;

Não é necessário a presença do animal no momento do agendamento.

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal ainda conta com outras quatro Unidades de Saúde Médica Veterinária, com cirurgias de esterilização e atendimento clínico gratuito. Os atendimentos clínicos são feitos por ordem de chegada, e o agendamento das cirurgias através do site.

Confira abaixo os endereços das outras unidades:

Bonsucesso: Av. Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).

Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco).

Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (Ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt.

Campo Grande: Estrada do Tingui – s/n – Praça da Oiticica.

Prefeitura inaugura unidade de saúde veterinária, e senhas para castração se esgotam em poucas horas