Vigilância Sanitária inspeciona 31 pontos nas primeiras quatro horas de Rock In Rio

Publicado em 27/09/2019 - 19:49 | Atualizado
Fiscais da Vigilância atuam no Rock in RioFiscais da Vigilância. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Nas primeiras quatro horas de trabalho do primeiro dia do Rock In Rio 2019, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle do Zoonoses do Rio inspecionou 31 pontos de serviços, como lanchonetes, food trucks, postos médicos, banheiros e bebedouros. Além das vistorias, os técnicos seguem reforçando as orientações, em especial as referentes ao consumo de alimentos, como a necessidade de rotulagem nos produtos e os cuidados higiênico-sanitários ao manipular sanduíches, bebidas e outros produtos. No estande do órgão, montado na Ásia Rock Street, uma bactéria roxa de 1.70 e o mascote Justo da Guarda Municipal garantem a interação com o público para as ações educativas.

– Achei o máximo essa bactéria. E aqui no estande aprendi sobre muitos riscos que corremos sem nem ter ideia do que estamos fazendo. Muito bom mesmo – disse a estudante Vitória Santiago, de 19 anos.

As equipes vão continuar com a operação, que tem foco na prevenção de riscos à saúde. Para que as atividades do evento estejam de acordo com as normas e as legislações, a Vigilância iniciou um roteiro de prévias em janeiro, que resultou em mais de mil estabelecimentos inspecionados e 2.500 profissionais das áreas de alimentos e serviços capacitados em 41 turmas. Entre elas, três são dos empreendedores de comunidades cariocas que produzem quitutes para o Espaço Favela, uma das novidades do Rock In Rio deste ano.

O planejamento operacional envolve ao todo 70 técnicos. Divididos em equipes multiprofissionais, eles vão vistoriar os 215 pontos de serviços com coleta de amostras de bebidas e alimentos para análise e conferência das áreas de uso coletivo, como banheiros, gerenciamento de resíduos e a qualidade da água para consumo.

O que a Vigilância vai conferir na Cidade do Rock

• Alimentos: Comércio e produção de alimentos e bebidas, caterings e alimentação nos camarotes e veículos de transporte de alimentos.
  • Saúde: Postos médicos, ambulâncias e pontos de serviços de interesse à saúde, como estúdios de tatuadores, cabeleireiros e massagistas.
  • Engenharia: Água de abastecimento, gerenciamento de resíduos, condições estruturais e sistema de climatização nos ambientes coletivos.
  • Análise laboratorial: Coletas de amostras de bebidas e alimentos para análise no Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp), que fica em São Cristóvão, no Complexo da Zona Norte da Vigilância. Os laudos são concluídos, em média, em 48 horas.

Dicas para aproveitar o RIR com menos riscos à saúde

1. Lave bem as mãos antes de consumir alimentos e após utilizar os banheiros.
  2. Não compre alimentos ou bebidas em comércio clandestino.
  3. Mantenha-se hidratado bebendo bastante água filtrada ou mineral.
  4. Reclamações e denúncias devem ser registradas na Central 1746.

Roteiro para o RIR começou em janeiro

A Vigilância iniciou o roteiro para o RIR em janeiro. Desde então foram realizadas nove reuniões de alinhamento com organizadores e fornecedores e capacitadas 41 turmas de profissionais de serviços de alimentos e saúde. Três delas específicas para 32 empreendedores do Complexo do Alemão, Salgueiro, Pavão-Pavãozinho e outras comunidades cariocas que produzirão quitutes a serem comercializados no Espaço Favela. Seis desses empreendedores tiveram o aprendizado testado na visita técnica feita no último dia 17 à cozinha compartilhada do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes. É onde serão produzidas receitas como bolinhos de abóbora com carne seca, bolinhos de rabada com agrião e dadinhos de tapioca com molho de pimenta para a comercialização no Espaço Favela.

As inspeções

Desde a última semana de agosto, a Vigilância fiscalizou mais de mil estabelecimentos na Cidade do Rock e entorno. As prévias passaram por 12 hotéis, oito shoppings, quatro hospitais e centenas de bares, restaurantes, supermercados, lojas de conveniências, farmácias e até o Terminal Alvorada, com 23 pontos vistoriados, como lanchonetes e barbearia. Em todas as inspeções os técnicos reforçam as orientações a empresários e funcionários, alertando para a importância da rotulagem nos alimentos e a manutenção das condições de higiene, entre outros quesitos.

Planejamento operacional

Nos sete dias do RIR, o planejamento envolverá ao todo 70 técnicos, que serão distribuídos em equipes diárias para inspeções, atividades educativas e atendimento ao público em tempo real. São médicos-veterinários, enfermeiros, nutricionistas, engenheiros e outros profissionais das coordenações de Alimentos, Saúde, Engenharia e Fiscalização Sanitária, além do Núcleo de Inspeção e Fiscalização dos Ambientes Coletivos, do Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) e da Superintendência de Educação, responsável pelas capacitações, reuniões de alinhamento e todas as demais ações de orientação.

• 27 de setembro de 2019