Largo do Machado é mais um ponto da cidade a ter sistema de fiscalização de trânsito por câmeras

Publicado em 03/06/2019 - 16:05 | Atualizado em 03/06/2019 - 16:06
A fiscalização de trânsito por câmera, em tempo real, chega ao Largo do Machado. Foto: divulgação / Prefeitura do RioA fiscalização de trânsito por câmera, em tempo real, chega ao Largo do Machado. Foto: divulgação / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio iniciou nesta segunda-feira, 3 de junho, a fiscalização do trânsito por meio de câmeras em todo o entorno do Largo do Machado, na Zona Sul. Este é o quarto ponto da cidade a contar com o sistema de monitoramento em tempo real, que visa a coibir o estacionamento irregular. Os carros estacionados em locais proibidos comprometem a circulação e a segurança de pedestres, além de interferir na fluidez do tráfego. O projeto já foi implantado na Autoestrada Lagoa-Barra, nos acessos ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e no entorno da Rodoviária Novo Rio.

O sistema, implantado por meio da CET-Rio e da Coordenadoria de Monitoramento da Cidade, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Seop), é operado pela Guarda Municipal em seu Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova. O serviço permite que guardas municipais devidamente capacitados acompanhem o trânsito em tempo real e, observadas eventuais irregularidades cometidas no tráfego, multem os infratores por meio de identificação da placa.

Sinalização e Conscientização

Sistema por câmera ajuda a coibir com mais eficiência irregularidades no trânsito. Foto: divulgação / Prefeitura do Rio

Assim como nos pontos anteriores, antes do início da atividade no Largo do Machado, será instalada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) sinalização específica, alertando para a videofiscalização. Além disso, será feita no local campanha informativa e de conscientização, com a distribuição de folhetos.

Balanço da utilização do sistema

O monitoramento começou no dia 29 de abril nos dois sentidos da Autoestrada Engenheiro Fernando MacDowell (Lagoa-Barra), no trecho próximo ao Túnel Zuzu Angel, em São Conrado, e na Avenida General Olímpio Mourão Filho, resultando em 413 veículos multados em um mês de operação. Também contam com o serviço os acessos ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador (desde setembro de 2018), e o entorno da Rodoviária Novo Rio, em Santo Cristo (desde março deste ano).

• 3 de junho de 2019