Julho tem opções variadas de colônias de férias em vilas olímpicas e outros equipamentos municipais

Publicado em 05/07/2019 - 13:07 | Atualizado em 08/07/2019 - 14:54
Teatro e cultura estão nas opções de atividades para colônias de férias da Prefeitura: na foto, Cordel da Lua Madrinha / divulgaçãoTeatro e cultura estão nas opções de atividades para colônias de férias da Prefeitura: na foto, Cordel da Lua Madrinha / divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um roteiro de atrações culturais e recreativas para crianças e adolescentes no período do recesso escolar deste mês de julho. As opções de colônias de férias são variadas. E o melhor: tudo de graça.

A iniciativa envolve diferentes áreas do governo municipal: Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Subsecretaria de Esporte e Lazer (Subel) e Subsecretaria de Legado Olímpico (Sublo). Equipamentos da Prefeitura estarão à disposição do público infanto-juvenil para a prática de esportes, jogos, brincadeiras e atividades ao ar livre.

Confira as opções de colônias de férias:

Vilas Olímpicas

Cada vila tem sua própria grade de programação. Entre 22 de julho e 2 de agosto, haverá atividades recreativas, culturais e passeios. Na Vila Olímpica Félix Mielli Venerando, em Honorário Gurgel, por exemplo, serão oferecidas até atividades aquáticas, além de lutas e jogos. Os interessados devem se dirigir à vila mais perto de sua residência, com os seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência e, no caso de menores de idade, comprovante escolar. As vilas são administradas pela Subel.

Parque Radical de Deodoro

Educação ambiental está no cardápio de atividades no Parque Radical de Deodoro. Foto: Alexandre Vidal / divulgação

A colônia de férias, em parceria com o Sesc, é de 16 a 26 de julho. O funcionamento, de terça-feira a sexta, das 13h às 16h30. São 40 vagas. As inscrições estão abertas na central de atendimento do Parque Radical, de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. A colônia é gratuita, e quem participa ganha camisa e lanche.

Uma boa notícia a mais: quem não conseguir se inscrever não ficará de fora. Aos sábados e domingos, as atividades serão abertas a todas as crianças que visitarem o Parque Radical, no horário entre 9h e 15h.

Atividades: contação de histórias; oficinas de teatro, circo, sustentabilidade e brinquedos; esportes.

Jogos também estão incluídos na programação. Foto: Alexandre Vidal / divulgação

Fundação Planetário da Gávea

A colônia de férias – também grátis – tem visitas ao Museu do Universo, aulas lúdicas e divertidas com os astrônomos, além das atividades e oficinas que integram arte e ciência. Período: de 15 a 19 de julho, das 9h às 16h. As inscrições são pela internet. http://planeta.rio/colonia-de-ferias-julho-2019

Museu do Amanhã

A colônia de férias “Entre o céu e o mar” tem programação especial gratuita, de 13 a 30 de julho, com as seguintes atrações: noite de observação dos astros com telescópios;
ioga ao pôr do sol; aulas de bicicleta para crianças e oficinas diversas.  As inscrições são também pela internet: https://museudoamanha.org.br.

Atividade no Museu do Amanhã. Foto: divulgação

CIAD

No Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com deficiência (CIAD), no Centro da cidade, outro administrado pela Subel, serão oferecidas sessões de cinema, atividades recreativas e passeios externos. O período é também de 22 de julho a 2 de agosto, nos horários entre 8h e 11h e entre 13h e 16h.

CRAS, CREAS e abrigos

A secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) preparou uma programação especial para o público atendido nos equipamentos da pasta, como

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) e abrigos. Passeios culturais e oficinas são organizados pelo Projeto Circulando, da própria Secretaria, que faz trabalho contínuo de reinserção social por intermédio da arte, da cultura e do lazer.

A programação conta com passeios aos seguintes destinos:

AquaRio

Museu Histórico da Cidade

Jardim Botânico

Cidade de Petrópolis

Sítio Burle Marx

Museu do Amanhã

Parque Chico Mendes

Planetário.

Na programação estão também peças no Teatro Vanucci e na Cidade das Artes (onde está em cartaz, por exemplo, o  musical Peter Pan) e também visitas a exposições no Instituto Moreira Sales.

• 5 de julho de 2019