Idosos atendidos por programas da Prefeitura visitam Theatro Municipal e curtem ensaio de cantora lírica italiana

Publicado em 28/08/2019 - 13:58 | Atualizado em 29/08/2019 - 10:13
Kátia Motta, 68 anos, abre os braços na escadaria do Theatro Municipal: "Eu me sinto uma criança, descobrindo minha cidade". Foto: Paulo Sérgio / Prefeitura do RioKátia Motta, 68 anos, abre os braços na escadaria do Theatro Municipal: "Eu me sinto uma criança, descobrindo minha cidade". Foto: Paulo Sérgio / Prefeitura do Rio

Imagine a cena: você sai de casa para uma visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro e tem a sorte de encontrar a cantora lírica italiana Maria Pia Piscitelli ensaiando para um espetáculo. E você fica ali, curtindo a apresentação-surpresa. Foi isso que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto, com 40 idosos da Taquara, em Jacarepaguá, Zona Oeste. Eles fizeram parte de uma das atividades do Projeto Bacanidade, que proporciona a pessoas da terceira idade oportunidades – às vezes raras e até inéditas, para muitos – de conhecer pontos turísticos e atrações culturais da cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos.

– Eu nunca tinha visto uma ópera ao vivo. Que timbre de voz e que fôlego ela tem! – vibrou a aposentada Graça Maria, de 68 anos, enquanto se deleitava com o ensaio da soprano Maria Pia Piscitelli, que vai se exibir no mais famoso e importante palco carioca no próximo sábado, dia 31.

SAIBA MAIS: Veja informações de preços e horário do concerto de Maria Pia Piscitelli

Antes da visita guiada ao Theatro Municipal, a expectativa boa, com a entrada às mãos. Foto: Paulo Sérgio / Prefeitura do Rio

A visita guiada começou no imponente saguão e foi até o balcão nobre. Toda semana, idosos que participam de projetos da Prefeitura do Rio, como as Casas de Convivência, fazem passeios por pontos turísticos e culturais da cidade. Kátia Motta, também de 68 anos, já participou de dois e quer continuar conhecendo novos lugares.

– Eu me sinto uma criança, descobrindo a minha cidade – contou, encantada.

A curiosidade do grupo diante dos fatos históricos do Theatro Municipal. Foto: Paulo Sérgio / Prefeitura do Rio
A visita guiada ao Theatro Municipal foi oferecida pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos. Foto: Paulo Sérgio / Prefeitura do Rio

Segundo o secretário Felipe Michel, que participou da visita, “ver a reação das pessoas durante os passeios não tem preço”.

– O objetivo do Bacanidade é tirar as pessoas da terceira idade de casa e lhes proporcionar lazer e cultura. A adesão ao projeto está sendo enorme, e isso nos incentiva a ampliá -lo cada vez mais – afirmou.

O Theatro Municipal foi inaugurado em 1909. Até hoje é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América Latina.

SAIBA MAIS: visite o site do Theatro Municipal

• 28 de agosto de 2019