Secretaria cria selo para identificar quem zela pelo bem-estar de animais e promove campanha de adoção

Publicado em 10/08/2021 - 07:00 | Atualizado em 11/08/2021 - 17:18
Cachorro é vacinado - Divulgação

O selo de responsabilidade social Rio Amigo dos Animais acaba de ser criado pela Prefeitura para destacar a importância de iniciativas voltadas ao bem-estar de cães, gatos e outros bichos que vivem na cidade. As autenticações serão entregues a empresas, personalidades e representantes de órgãos públicos com histórico em políticas de proteção.

Para conseguir o selo, o candidato terá que preencher formulário declarando que promove, por exemplo, medidas contra maus-tratos, campanhas de adoção e ações educativas, atividades voluntárias, acolhimento de animais vítimas de abandono e eventos destinados à causa.

Campanha de adoção

O selo foi criado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, que lançou uma campanha de adoção para tentar garantir um lar a mais de 950 cães e gatos que vivem na Fazenda Modelo. O abrigo municipal cuida de resgatados de situações de maus-tratos e abandono, vítimas de acidentes como atropelamento nas ruas e alguns que perderam seus tutores durante a pandemia.

Todos os animais aptos para adoção são castrados na idade apropriada, vacinados, vermifugados e microchipados. E os candidatos a tutor passam por entrevista antes de levar o novo amigo para casa. No site e no Facebook (Facebook/animalRJ) da secretaria há fotos de animais que aguardam uma nova família. A Fazenda Modelo funciona todos os dias, das 9h às 16h, na Estrada do Mato Alto 5.620, Guaratiba. Outras informações em Instagram/smpda.rio e Twitter/smpdario.

• 10 de agosto de 2021