Quiosque em Jardim Sulacap vence enquete e recebe selo Bar e Restaurante Amigo dos Animais

Publicado em 03/04/2023 - 23:42 | Atualizado em 03/04/2023 - 23:52
Quiosque Dom Gourmet, em Jardim Sulacap - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), anunciou nesta segunda-feira (03/04) os vencedores da enquete que escolheu os primeiros estabelecimentos para receber o selo Bar & Restaurante Amigo dos Animais. A consulta ocorreu no Instagram da  pasta (@smpda.rio), com locais indicados por internautas. Foram 798 votantes, e o escolhido foi o Quiosque Dom Gourmet, em Jardim Sulacap, com 119 votos.

– Ainda não acreditamos que somos um dos vencedores da enquete. Estamos superfelizes em sermos reconhecidos por algo que sempre fizemos por amor. O Quiosque Dom Gourmet levantou a bandeira pet friendly desde seu primeiro dia de funcionamento, e nossos clientes, sabendo disso, foram incansáveis na divulgação da enquete e no pedido de votos. Ver a Prefeitura estimular esse convívio harmônico e cheio de afeto nos enche de orgulho – comemora a culinarista Renata Almeida, proprietária do Quiosque Dom Gourmet.

Em segundo lugar ficou o Les Chats Café, na Barra da Tijuca, com 86 votos.

– Esse selo representa para nós do Les Chats a realização de um sonho. Um sonho que envolve muito amor e respeito verdadeiro por esses seres especiais, que só nos dão amor sem querer nada em troca. Não é marketing, é o reconhecimento de um trabalho real em prol dos animais. Da preocupação em informar as pessoas sobre tudo o que os animais passam antes de chegarem até nós, da educação em relação ao tratamento deles, de cuidar para que alcancem uma boa saúde física através de uma boa alimentação, higiene e saúde mental, através de um ambiente “gatificado”, porque quem é pet friendly se preocupa, ama e os respeita de verdade – destacam as proprietárias do Les Chats, Danielle Vidal e Gabriela Saldanha.

Já o restaurante Dom Hélio, no ParkShopping, em Campo Grande, foi o terceiro colocado, com 58 votos.

– Abraçamos a causa pet há anos, aceitamos todos os tipos de animais, independente de raça e tamanho. Ficamos felizes quando uma família vem curtir um momento especial e traz seus filhinhos pets – festeja Gil, maître do Dom Hélio.

Além dos três ganhadores, mais 10 estabelecimentos tiveram votação expressiva e receberão menção honrosa. São eles: Dom Hélio (Barra da Tijuca), Acadebeer (Tijuca), Bulldog Beach Bar (Ilha do Governador), Bibi Sucos (Barra da Tijuca), Gato Café (Botafogo), Din Crepe (Sulacap), Bar do Oswaldo (Barra da Tijuca), The Marley’s Pub (Freguesia), Brewteco (Gávea) e Bla Blá Barra (Barra da Tijuca). Ao todo, 196 estabelecimentos foram lembrados pelos votantes.

O selo tem o objetivo de reconhecer iniciativas favoráveis aos animais, como estabelecimentos que permitem a entrada e a permanência de bichos de estimação e, ainda, desenvolvem práticas de bem-estar aos mascotes.

Os donos de bares e restaurantes interessados em receber o selo devem preencher um formulário e informar dados como CNPJ e atividade principal. Também é necessário declarar o tipo de ação realizada para os pets pelo período mínimo de um ano, imediatamente anterior à data do requerimento.

A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e a certificação será válida por dois anos, podendo ser renovada por mais dois. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: mauro.brandolini@rio.rj.gov.br.

A secretaria faz a análise dos pedidos para a concessão do selo, e a fiscalização dos serviços e das instalações dos locais fica a cargo do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária.

• 3 de abril de 2023