Operação apreende 68 animais silvestres em feira ilegal na Tijuca

Publicado em 05/12/2022 - 09:59 | Atualizado
Foram apreendidos 68 pássaros silvestres na feira da Tijuca - Prefeitura do Rio

Ação realizada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em conjunto com o Ibama, neste domingo (4/12), apreendeu 68 aves silvestres na feira livre da São Francisco Xavier, na Rua Heitor Beltrão, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A operação, batizada de  Liberdade V, contou com a participação da  Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (Icce).

Foram apreendidos 68 pássaros silvestres como canários, curiós, periquitos-verdes, coleiros, tizius, entre outros. Os animais eram vendidos sem qualquer tipo de licença e em condições de maus-tratos. Os suspeitos foram conduzidos até a sede da DPMA, onde foram cumpridas as medidas de praxe e, em seguida, foram encaminhados para o Juizado Especial Criminal (Jecrim).

– Essa operação mostra que a junção de órgãos distintos pode realizar sempre melhores resultados. A cooperação entre o Ibama, a Polícia Civil e o órgão de proteção animal da Prefeitura do Rio ainda pode fazer mais. Agradeço ao delegado Wellington, da DPMA, e ao Superintendente Daniel, do Ibama, pela  compreensão. Espero que continuemos a realizar e intensificar ações que combatam de fato o tráfico de animais em nossa cidade. Destaco que esse local recebe a terceira operação policial em apenas dois anos por força da pressão que a nossa secretaria tem exercido. As ações anteriores, em 2021 e no início de 2022, foram realizadas com a Polícia Ambiental também com êxíto – disse o secretário de Proteção e Defesa dos Animais,  Vinícius Cordeiro.

• 5 de dezembro de 2022