No Dia Mundial dos Animais, município anuncia melhorias em abrigo público da cidade

Publicado em 04/10/2022 - 07:00 | Atualizado em 04/10/2022 - 09:39
O Condomínio Felino da Fazenda Modelo - Rafael Catarcione / Prefeitura do Rio

O Dia Mundial dos Animais é comemorado nesta terça-feira (4/10) na cidade do Rio com o anúncio de melhorias na Fazenda Modelo, em Guaratiba: o estábulo do abrigo público está sendo recuperado, o gatil livre passa a ter um Condomínio Felino, a equipe de veterinários e tratadores foi reforçada e a unidade se prepara agora para oferecer atendimento 24 horas. O serviço está em licitação e ganhará novos profissionais.

A Fazenda Modelo mantém cerca de mil animais abrigados, com cães e gatos disponíveis para adoção responsável. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. É necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência até a Estrada do Mato Alto 5.620.

O abrigo municipal também oferece atendimento clínico aos sábados, das 8h ao meio-dia. Nos últimos meses a unidade reformou e comprou equipamentos usados no tratamento de animais e nas instalações físicas.

Por meio do projeto Bicho Rio, desde 2021 a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais já fez mais de 400 mil esterilizações, além de procedimentos clínicos. Todo o serviço é gratuito. A pasta promove ainda programas de educação animal em escolas e combate a maus-tratos e ao tráfico. A proteção aos equídeos está sendo intensificada com a reforma do estábulo do abrigo.

– É importante destacar as intervenções físicas na Fazenda Modelo, a melhoria na limpeza, a aquisição de equipamentos, a recuperação de espaços como o dos estábulos. Mas o que mais comemoro é a presença maior de profissionais no manejo dos animais e a regularização de protocolos, como as vacinações, as vermifugações periódicas e o constante fluxo de medicamentos adquiridos pela própria secretaria, o que tem sido feito gradualmente, melhorando os índices de bem-estar animal na unidade – disse o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinícius Cordeiro.

• 4 de outubro de 2022