Dia Nacional dos Animais é comemorado com mais de 36,4 mil atendimentos clínicos gratuitos na cidade

Publicado em 14/03/2023 - 17:40 | Atualizado em 14/03/2023 - 20:08
Gatil da Fazenda Modelo - Rafael Catarcione / Prefeitura do Rio

No Dia Nacional dos Animais, comemorado nesta terça-feira (14/03), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), festeja a marca de mais de 36,4 mil atendimentos clínicos gratuitos na cidade. Um recorde do Programa Bicho Rio, levando em consideração os últimos 12 meses: do início de março de 2022 ao fim de fevereiro deste ano. Este resultado significa o maior em uma série histórica de mais de 10 anos de SEPDA/SUBEM/SMPDA.

Até o fim de 2023, a secretaria planeja ultrapassar os 41 mil atendimentos clínicos gratuitos e, assim, reorganizar e reconstituir a capacidade cooperativa da SMPDA.

Já o programa Adote Um Amigo comemora o novo lar de 118 animais entre janeiro e a segunda semana de março deste ano. Todos eles, resgatados de maus-tratos e abandono, agora estão em casa com suas famílias. Os bichinhos são entregues castrados, vacinados, vermifugados e microchipados.

Conheça o Programa Bicho Rio

O Programa Bicho Rio, de controle populacional de animais domésticos, existe desde 2008 e tem por objetivo ofertar à população da Cidade do Rio de Janeiro um serviço de atendimento clínico a cães e gatos, bem como a esterilização desses pets. O Programa, gratuito, ocorre em dez unidades, nos seguintes bairros: Flamengo, Bonsucesso, Engenho de Dentro, Ilha do Governador, Vicente de Carvalho, Bangu, Praça Seca, Campo Grande, Guaratiba e Paciência. Esse ano a meta da Prefeitura é ultrapassar as 40 mil cirurgias de castração.

Para outras informações, acesse as redes sociais da SMPDA: @smpda.rio

• 14 de março de 2023