Campanha Abril Laranja: Evento discute resultados das ações de combate aos maus-tratos contra animais

Publicado em 25/04/2023 - 22:11 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), promoveu nesta terça-feira (25/04), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), o encerramento da Campanha Abril Laranja. Foram discutidas questões sobre o enfrentamento e combate aos maus-tratos contra animais, assim como estratégias e soluções.

Além do secretário da SMPDA, Vinicius Cordeiro, e do Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais OAB RJ, Reynaldo Velloso, a solenidade, que aconteceu na sede da OAB/RJ, contou com a participação de Renato Almeida, Diretor Geral do Instituto Mov Rio e coordenador do Disque Denúncia (Linha Verde) e Dr. André Siqueira, Superintendente Executivo e Jurídico do Conselho Regional de Medicina Veterinária/RJ (CRMV/RJ).

Foram apresentados números e estatísticas oriundos da Central 1746, da Prefeitura do Rio, e do Disque Denúncia. Em 2022, a SMPDA atendeu 4.971 chamados. No primeiro trimestre de 2023 foram 1.433 atendidos. O Disque Denúncia recebeu quase 12 mil chamados em 2022 no estado do Rio, sendo 57% da capital. Na capital, mais de 50% das denúncias de maus-tratos ocorrem na Zona Oeste, sendo Campo Grande o bairro de maior incidência de casos, seguido de Realengo. Os cães respondem por mais de 80% das denúncias, seguidos por gatos (10%) e cavalos (4%).

De acordo com Renato Almeida, o segundo crime mais denunciado, depois do tráfico de drogas, é maus-tratos contra animais:

– Nos últimos cinco anos tivemos quase 42 mil denúncias e, em 2023, já passamos das 5 mil denúncias. Estamos trabalhando o projeto Linha Animal, junto com o Linha Verde, mas como hoje o crime contra animais representa 67% a 70% do total dos crimes ambientais, a intenção é separar esse projeto do Linha Verde.

O secretário Vinicius Cordeiro destacou a importância da integração de vários setores da sociedade em prol dos animais:

– Fundamental a campanha para evidenciar a necessidade, através das estatísticas e números apresentados, de aumentar e intensificar as ações de combate ao tráfico e aos maus-tratos contra os animais no município e no estado. Como parte da solução de problemas, é fundamental a integração de diversos órgãos e atores.

A SMPDA esteve presente com profissionais do Departamento de fiscalização, da Gerência de Animais Comunitários, da Educação e da Fazenda Modelo. Também participaram representantes da CDPA da OAB Barra, da OAB Leopoldina e da OAB Nilópolis.

Campanha faz alerta contra maus-tratos

O objetivo da Campanha Abril Laranja é prevenir e conscientizar a população sobre o seu papel de combater veementemente a crueldade contra todos os bichos, não apenas cães e gatos, mas também animais de produção, silvestres e exóticos.

• 25 de abril de 2023