Procon Carioca realiza pesquisa de compra para o Dia das  Mães, e diferença em preços é de até 211%

Publicado em 28/04/2022 - 18:02 | Atualizado em 28/04/2022 - 21:48
A fiscalização leva em conta o Código de Defesa do Consumidor - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O Dia das Mães será comemorado no segundo domingo de maio (08/05), uma das datas que mais movimenta os negócios na cidade. Com isso, o Procon Carioca, instituto municipal vinculado à Secretaria de Cidadania, realizou uma pesquisa de produtos mais procurados pelos consumidores que desejam presentear suas mães, em diversos segmentos. O objetivo é alertar a população que irá às compras.

O levantamento foi feito no dia 27 de abril, em seis estabelecimentos comerciais: Magalu, Americanas, Casas Bahia, Amazon, Shoptime e Mercado Livre. A variação de preços vai de 7,15% a 211,82%, em alguns produtos. Na pesquisa, o Procon Carioca observou que a mercadoria com maior diferença de preço de uma loja para a outra foi o ‘relógio inteligente’ Huawei Band 4, com uma variação de 211.82%. O segundo foi a Batedeira Planetária Arno Deluxe Inox SX71, que apresentou uma variação de 110,82%.

No caso da máquina de café expresso Nescafé Dolce Gusto Mini Me Automática, foi encontrada diferença de preços de até 89,17%. Outro item que chamou a atenção dos fiscais foi a Fritadeira Elétrica Air Fry, com variação de valor de 84,53%. Outro item muito procurado para presentear é o celular. Nesse caso, o valor alternou em 19,96%, entre as empresas pesquisadas.

Diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa ressalta que nas compras online o consumidor tem o direito de devolução do produto em até sete dias depois do recebimento:

– O cancelamento deve ser solicitado por escrito. No ato da entrega, só assine o comprovante de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.

A pesquisa completa está disponível, em anexo.

Nos casos de dúvidas sobre direitos, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Carioca pelos Canais de atendimento:

Portal: proconcarioca. prefeitura.rio

Instagram @proconcariocaoficial