Procon Carioca notifica empresa de e-commerce e dá prazo de 20 dias para que preste esclarecimentos

Publicado em 31/01/2022 - 18:11 | Atualizado

O Procon Carioca, Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria de Cidadania da prefeitura do Rio, notificou a Amazon na sexta-feira (27/01), após falha no sistema. O bug no site ocorreu na madrugada da última quarta-feira (26). Na data, a imprensa veiculou reportagens noticiando uma falha no sistema da Amazon Brasil e informando que a plataforma passou por grande instabilidade. Muitas pessoas também relataram problemas por meio de redes sociais.

Dessa forma, a empresa terá que apresentar informações no prazo de 20 dias, na sede do instituto.

Considerando que o e-commerce da Amazon é visitado diariamente por milhares de pessoas e com objetivo de apurar eventual violação dos direitos dos consumidores, o Procon Carioca instaurou a averiguação preliminar, segundo o diretor executivo, Igor Costa:

– Entre os esclarecimentos, a notificação questiona qual tipo de falha ocorreu no site, por quanto tempo durou, se os clientes realizaram compras nesse período, quantas compras foram realizadas, se houve algum tipo de estorno, qual o plano de contingência e medidas adotadas pela Amazon.

• 31 de janeiro de 2022