Procon Carioca divulga pesquisa de preços de presentes para o Dia das Mães

Publicado em 05/05/2023 - 17:44 | Atualizado
Agentes do Procon Carioca - Prefeitura do Rio

Com a proximidade do Dia das Mães, o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, realizou um levantamento dos preços dos produtos mais procurados pelos consumidores para presentear.

A pesquisa ocorreu em 2 de maio, e foram consultados 20 produtos em seis e-commerces com grande presença na cidade do Rio de Janeiro: Americanas, Magalu, Ponto Frio, Amazon, Shoptime e Mercado Livre.

Durante a pesquisa, os agentes identificaram diversas variações de preços para o
mesmo produto em diferentes sites. Eletrodomésticos e perfumes podem ser encontrados a partir de R$ 179,10. Na lista de opções para presentear as mães estão smartphones entre R$ 899,10 e R$ 1.124,10. Já as geladeiras podem ser encontradas com valor a partir de R$ 3.569,40 até R$ 4.170.

O produto que apresentou maior variação de preços foi o ECHO DOT 4ª GERAÇÃO – SMART SPEAKER COM ALEXA, cujo maior preço encontrado foi R$ 764,99, na Americanas, e, o menor, R$ 394, 73, no Mercado Livre. Uma variação de 93,80%.

A segunda maior variação foi em relação ao APPLE IPAD (9 GERAÇÃO) – 64GB – CINZA ESPACIAL, que poderia ser comprado na Magalu por R$ 4.093,22 ou por R$ 2.141,00, o menor preço, no Mercado Livre. Variação de 91,18%.

Já no caso da BATEDEIRA PLANETÁRIA ARNO DELUXE INOX SX71, o maior preço constatado pela equipe foi R$ 681 e, o menor, R$ 389,00, no Ponto Frio, uma variação de 75,06%.

O quarto produto com maior variação de valores foi o SMARTWATCH SAMSUNG GALAXY WATCH4 BT PRETO 40MM: o maior preço encontrado foi R$ 1.485,58, no Shoptime, e, o menor, R$ 975,00, no Mercado Livre, uma variação de 65,25%.

E o quinto produto com maior variação de preços foi o NOTEBOOK COMPAQ PRESARIO 420, que variou entre R$ 1.928,39, no Magalu, e R$ 1.279,00, no Mercado Livre, uma diferença de 50,77%.

– A pesquisa demonstrou que há variações significativas de preços nos produtos em diferentes lojas, o que evidencia a importância de o consumidor realizar uma pesquisa prévia para encontrar o melhor preço e as melhores condições de compra – orienta Igor Costa, diretor-executivo do Procon Carioca.

Igor também ressalta que é importante pedir, sempre, a nota fiscal na hora da compra:

– Além disso, o consumidor deve ficar atento à política de troca dos produtos. Em caso de dúvida, é importante procurar o Procon Carioca”, afirma.

TABELA DE PREÇOS – PROCON CARIOCA

Outras dicas do Procon Carioca para a compras online:

– Avaliar as condições de pagamento apresentadas pelas lojas, visto que alguns sites oferecem melhores condições para algumas modalidades específicas;

– Verificar se o site é confiável, consultando previamente as avaliações no que concerne às entregas/atendimento, bem como as avaliações do próprio produto;

– Verificar se a compra é internacional, tendo em vista eventual necessidade de pagamento de tributos de importação;

– Conferir todos seus dados e especificações do produto, além da política de troca, valor do frete e prazo de entrega.

• 5 de maio de 2023