Procon Carioca comemora 11 anos e faz mutirão de serviços no Centro com mais de 30 empresas

Publicado em 17/10/2022 - 14:09 | Atualizado em 17/10/2022 - 14:18
O Código de Defesa do Consumidor - Divulgação / Prefeitura do Rio

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, completa 11 anos nesta terça-feira (18/10) e, para celebrar a data, fará um mutirão de conciliação de quarta (19/10) até sexta-feira (21/10), no Largo da Carioca, das 10 às 16h. Mais de 30 instituições, entre bancos e empresas de telecomunicações e telefonia, participam da ação, que permitirá ao cidadão colocar suas contas em dia. Segundo levantamento divulgado semana passada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento da população que ganha até dez salários mínimos (R$ 12.120) chegou a quase 80% em setembro.

No evento também terá atendimento para dívidas não reconhecidas, cobranças indevidas, agendamento de visita técnica diretamente com as concessionárias e registro de reclamação sobre problemas no fornecimento de serviços ou na compra de produtos, entre outras questões.

A iniciativa tem o apoio de órgãos como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Uma equipe da Central 1746 também estará no local para receber demandas da população.

Equipe da Secretaria Municipal de Cidadania estará presente para atendimento a questões de violação dos direitos humanos. A população poderá também obter isenção para a solicitação de segunda via de documentos como carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito.

A secretaria municipal de Assistência Social vai oferecer os seguintes serviços:

– Emissão da Carteira da Pessoa Idosa
– Emissão de Identidade Jovem (ID Jovem)
– Inscrições nas atividades dos Núcleos Cariocas
– Pré-inscrições em oportunidades de trabalho
– Orientações sobre os programas da Secretaria Municipal de Assistência Social

As concessionárias e demais empresas vão permitir diversas formas de negociação. A Iguá Saneamento oferece para cliente domiciliar comum e Igua+ a possibilidade de parcelamentos sem juros e multas. De acordo com o valor da dívida, pode haver parcelamento em até 60 vezes.

Durante o evento haverá também coleta de lixo eletrônico e distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor e da Cartilha de Defesa do Consumidor.

Sobre o Procon Carioca

Desde que foi criado, há 11 anos, o número de atendimentos pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Carioca) passa de um milhão de pessoas. O órgão busca solução para questões com concessionárias de serviços de telefonia, abastecimento de luz e gás; sobre atrasos em entregas, além de demandas com compras online, presenciais e problemas com restaurantes, supermercados, instituições financeiras, cobranças abusivas, reajustes injustificados, propagandas enganosas, delivery e golpes, entre outras relações de consumo.

O órgão mantém, ainda, atendimento virtual 365 dias no ano; serviço móvel, que visita semanalmente bairros da cidade, e Postos de Atendimento Avançados em parceria com o 1746 e Faculdades de Direito.

O mutirão no Largo da Carioca tem a confirmação das seguintes instituições:

CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO
ÁGUAS DO RIO
IGUÁ
LIGHT
NATURGY
ZONA OESTE MAIS

EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES
OI
NET/ CLARO/ EMBRATEL
TIM
VIVO