Parceria entre o Procon Carioca e a Agência 1746 garante mais uma opção de atendimento ao cidadão

Publicado em 02/04/2022 - 12:14 | Atualizado
Agência 1746 - Samuel Barcelos / Prefeitura do Rio

A partir deste mês, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Carioca) terá um represente dando expediente na Agência 1746, que funciona no andar térreo da sede da Prefeitura, na Cidade Nova. A parceria tem como objetivo facilitar o atendimento prestado ao carioca.

O Procon Carioca é um órgão público que atua na proteção e na defesa dos direitos dos consumidores. Os técnicos do instituto fazem a ponte entre o cidadão que apresenta a queixa e as empresas envolvidas. O órgão encaminha ainda pedidos de renegociação de dívidas. O atendimento também é realizado em ações itinerantes da Central 1746, por meio das redes sociais e nos demais canais de atendimento.

Criada em março de 2011, a Central 1746 de Atendimento ao Cidadão é o principal meio de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura do Rio, funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, disponibilizando mais de 1.500 tipos de serviços municipais.

Para o secretário de Cidadania, Renato Moura, a parceria com o 1746 vai garantir mais celeridade no atendimento, além de praticidade e conforto  ao cidadão:

– Essa parceria reforça o compromisso com o respeito, a agilidade e a qualidade no atendimento feito à população.

Igor Costa, diretor executivo do Procon Carioca, ressalta que é necessário prestar auxílio e garantir que as regras previstas na legislação de consumo estejam sendo devidamente cumpridas:

– A orientação pode se dar pessoalmente ou por intermédio dos diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, mídias sociais, palestras e publicações. A conciliação dos conflitos também está entre as atribuições da equipe do instituto.

Secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita lembra que o serviço prestado pelo 1746 garante um atendimento republicano e um instrumento de integridade pública ao cidadão:

– Nosso objetivo com o canal é agilizar, reunir todos os esforços disponíveis para que as demandas do cidadão sejam atendidas com a maior celeridade possível, encaminhando as perguntas e comentários às áreas responsáveis. Acreditamos que esta parceria com o Procon Carioca será mais um importante auxílio na aceleração do atendimento.

O canal 1746 é coordenado pela Subsecretaria de Transparência e Governo Digital, por meio da Secretaria de Governo e Integridade Pública.

• 2 de abril de 2022