Votação para a 7ª Edição do Prêmio Nise da Silveira está aberta até 23 de março

Publicado em 18/03/2022 - 17:53 | Atualizado em 19/03/2022 - 11:15

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, realiza neste mês a 7ª edição do Prêmio Nise da Silveira – Mulheres que Empreendem e Abrem Espaço para o Amanhã, que pela primeira vez será decidido pelo público.

A população poderá escolher pela internet, até o dia 23, as mulheres mais representativas no Empreendedorismo do Rio. O resultado será revelado na cerimônia de entrega da premiação, no dia 31 deste mês. O link para votação é: https://bit.ly/premionise7.

As categorias de premiação desta edição são: Geração de oportunidades, Cultura, Gastronomia e Culinária, Formação, Tecnologia, Literatura, Transformação Social, Estética Beleza e Autocuidado.

Para Geração de oportunidade, as indicadas são: Dailva Basílio dos Santos, feira Colo de Mãe; Elaine Rosa, Feira Crespa; e Claudia Pereira, Flor de Cambuca.

Na Cultura estão Ninibe Forero, ativista dos Direitos Humanos; Beta Assunção, Samba das Rosalinas; e Taísa Machado, Afrofunk.

Na área da Formação, as representantes são Eliana Custódia, CEO da Etana Consultoria de Negócios Sociais e Empreendedorismo; Luana Génot, Instituto Identidades do Brasil (ID_BR); e Suzana Pires, Instituto Dona de Si.

Na Literatura foram as indicadas Sonia Rosa, Literatura Negro Afetiva; Jaqueline Gomes de Jesus, ODARA – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq); e Mãe Marcia Marçal, da Biblioteca Mágica do Saber.

Na área de Transformação Social, as mulheres nomeadas são Aira Nascimento, As Josefinas colab; Raquel spinelli, Providenciando a favor da vida; e Andréa Brazil, Rede Capacitrans de Inclusão LGBTIQAP+.

Uma das premiadas em Estética, Beleza e Autocuidado será Lorena Maria, da Badgall, ou Vall Neves, do Varal da Vall.

Na Gastronomia e Culinária, as indicadas são: Dida, da Dida Bar e Restaurante; Regina Tchelly, Favela orgânica; e Mariana Aleixo, Maré de Sabores.

E, no ramo da Tecnologia, estão Sil Bahia, do Pretalab; Nina da Hora, do Ogunhe Podcast; e Lindalia Junqueira, do Hacking.Rio .

Em 2020, a 6ª edição do Prêmio Nise da Silveira – Mulheres que Abrem Espaço para o Amanhã premiou oito líderes comunitárias que desenvolveram ações para reduzir os impactos da pandemia da Covid-19. Elas foram homenageadas em cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo. Pesquisadora da Fiocruz, a médica Margareth Dalcolmo foi o destaque da edição.

Criado em 2013, o Prêmio Nise da Silveira reconheceu o papel de destaque das mulheres na cidade. As escolhidas este ano foram indicadas pelas subprefeituras do Rio e pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, por representarem os diferentes territórios do município e o protagonismo feminino.

• 18 de março de 2022