Saúde da mulher é tema de atividades no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

Publicado em 19/10/2022 - 15:54 | Atualizado em 19/10/2022 - 16:37

O Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, está sendo celebrado pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher com uma série de atividades, nas zonas Norte e Oeste, reforçando a necessidade do autocuidado e da atenção ao corpo. O primeiro evento é uma Feira da Saúde na Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, em Realengo, na tarde desta quarta-feira (19/10). A programação, que inclui rodas de conversa sobre temas voltados ao universo feminino, está no Instagram @secretariadamulher.rio.

A feira tem vacinação contra a gripe e a Covid-19; orientação nutricional; coleta de preventivo; encaminhamento para mamografia e orientações para a saúde da boca, entre outros serviços. As mulheres também poderão se informar sobre documentos de crianças e adolescentes com o Conselho Tutelar. A Casa fica na Rua Limites 1.349.

As rodas de conversa serão em Salas da Mulher Cidadã. Nos dias 25 e 27, o bate-papo acontece em Cosmos e Acari, respectivamente, sobre endometriose. E, até 31 deste mês, haverá encontros na Tijuca, sobre saúde mental.

Todas as atividades são feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, órgão que reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O cuidado integral com a saúde da mulher deve ocorrer durante todo o ano e não somente em outubro. As 236 clínicas da família e os centros municipais de saúde da cidade atuam focados na prevenção de doenças e na promoção de hábitos saudáveis.

• 19 de outubro de 2022