Prefeitura promove a formatura de 60 alunas da Sala Mulher Cidadã, que oferece cursos livres de capacitação em Coelho Neto

Publicado em 09/09/2023 - 14:20 | Atualizado em 09/09/2023 - 14:34
As alunas se formaram nos cursos de extensão de cílios, maquiagem e tranças - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, participaram, neste sábado (9/9), da formatura de 60 alunas que frequentam a Sala  Mulher Cidadã, no morro Jorge Turco, em Coelho Neto, na Zona Norte. Com atividades geridas pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher em parceria com a Associação de Moradores do Jorge Turco, o espaço oferece capacitação de curto prazo. As alunas se formaram nos cursos de extensão de cílios, maquiagem e tranças, com foco na empregabilidade das mulheres.

– Quando a gente se qualifica, aprende um ofício e desenvolve uma habilidade, a gente conquista a única coisa que ninguém tira. O bem material, às vezes, a gente perde, mas o conhecimento que a gente adquire é um ativo permanente nosso. É o que vocês estão conquistando hoje aqui, a possibilidade de empreender e gerar renda. Vão em frente que vocês terão muito sucesso – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

As Salas Mulher Cidadã são espaços para oficinas, rodas de conversa e oferecem capacitação por meio de cursos livres de curta duração que promovem o empoderamento, a cidadania e estimulam o pertencimento territorial. Até julho desse ano, as Salas Mulher Cidadã capacitaram mais de 37 mil mulheres.

– Depois dessa primeira formatura, queremos expandir e chamar mais mulheres para todo mundo sair daqui empoderada – disse a secretária da Mulher, Joyce Trindade.

Prefeito visita obras de contenção de encosta na Penha

Ainda neste sábado (9/9), o prefeito Eduardo Paes visitou as obras de contenção que estão sendo realizadas pela Geo-Rio no Morro do Caracol, na Penha, Zona Norte da cidade. Os serviços incluem a construção de uma cortina ancorada, muro de arrimo, além de uma escadaria para melhorar o acesso na parte alta da comunidade. Para reforçar a estabilização da área e proporcionar mais segurança aos moradores do Caracol, técnicos da fundação também fazem o revestimento da encosta com concreto projetado e solo grampeado. O local ainda irá receber sistema de drenagem para melhorar o escoamento de água da chuva. Os investimentos da Prefeitura ultrapassam os R$ 5,9 milhões.

Reforma de conjunto habitacional em Honório Gurgel é concluída

O prefeito também participou da inauguração das obras do conjunto habitacional Ururaí, que ganhou intervenções do programa Conjunto Maravilha, da Empresa Municipal de Urbanização, a Rio-Urbe. Localizada em Honório Gurgel, a unidade habitacional foi entregue aos moradores em cerimônia que contou ainda com participação do presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.

– Mais um Conjunto Maravilha entregue. Esse programa traz dignidade e recupera esses conjuntos habitacionais nas zonas Norte e Oeste da cidade – disse o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.

Os prédios e muros internos e externos dos quatro blocos de apartamentos ganharam recuperação de emboço e pintura. Telhados, calhas e rufos passaram por revisão e a limpeza dos reservatórios superiores de água que abastecem as casas dos moradores do conjunto. As áreas de convívio também receberam os cuidados da Rio-Urbe, com recuperação dos telhados e pintura, bem como as calçadas e meios-fios do condomínio. Por fim, a quadra poliesportiva foi recuperada e ganhou novos equipamentos, como tabelas de basquete, suporte e redes de vôlei e balizas e redes de futebol.

• 9 de setembro de 2023