Prefeitura forma mais de 1.600 mulheres em cursos de capacitação das Casas da Mulher Carioca

Publicado em 27/03/2023 - 09:19 | Atualizado em 27/03/2023 - 09:23
Ao todo, 1.634 alunas receberam seus certificados de conclusão de cursos em diferentes modalidades - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, formou mais de 1.600 mulheres em cursos de capacitação das Casas da Mulher Carioca. A formatura reuniu cerca de 3,5 mil pessoas no Espaço Hall, na Barra da Tijuca, no último fim de semana. Ao todo, 1.634 alunas receberam seus certificados de conclusão de cursos em diferentes modalidades. Entre eles estão trancista, cuidadora de idosos, inglês, design de sobrancelhas, digital influencer, turismo comunitário e fotografia de celular para empreendedoras.

Creuza Maria Noronha da Silva, que é uma das formandas e participa do coral da Casa Tia Doca, falou sobre a emoção da conclusão do curso.

– A (Casa) Tia Doca mudou a minha vida. Foi na Casa que aprendi um monte de coisas e continuo aprendendo. Apareceu um curso, eu faço. Foi lá que saí da depressão e que aprendi que tinha condições de ser e fazer o que quiser – contou a assistida, que concluiu os cursos de auxiliar de cabeleireira e de customização de roupas.

De acordo com a secretária da Mulher, Joyce Trindade, a política pública serve para transformar a vida das mulheres.

– Muitas vezes precisamos apenas de uma oportunidade para mudar de vida. E na Casa da Mulher Carioca é isso que vocês vão encontrar: muitas oportunidades. Trabalhamos para que vocês possam sonhar e atingir seus sonhos, porque a política pública do sonho também é muito importante.

As Casas da Mulher Carioca são espaços de promoção para a moradora do Rio e de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de cursos e oficinas para capacitação e retorno ao mercado de trabalho, as Casas oferecem orientação jurídica, psicológica e encaminhamento para serviços da Assistência Social. A Secretaria da Mulher da Prefeitura do Rio possui três: Casa da Mulher Carioca Tia Doca (Madureira), Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho (Realengo) e Casa da Mulher Carioca Elza Soares (Padre Miguel).

A deputada federal, Laura Carneiro, também participou da formatura e falou com as formandas sobre a importância do empoderamento da mulher.

– Vocês não se formaram apenas em um dos 30 cursos que foram oferecidos. Vocês se formaram na escola do empoderamento. Essa escola mostra que a mulher pode fazer o que quiser, ser o que quiser, trabalhar para quem quiser, na hora que quiser. A gente transforma a vida da mulher com qualificação, com oportunidade. E é para isso que todas nós, mulheres, lutamos todos os dias.

O evento contou com a participação dos corais da Casa da Mulher Carioca Tia Doca e da Dinah Coutinho, além da apresentação das mulheres da bateria da escola de samba Unidos de Padre Miguel. Nesta gestão, os cursos de capacitação das Casas são oferecidos desde janeiro de 2022 e ao todo já formaram mais de 5 mil mulheres da cidade do Rio de Janeiro.

Endereços das Casas da Mulher Carioca:

Casa da Mulher Carioca Tia Doca/NEAM
Rua Júlio Fragoso, 47 – Madureira