Prefeitura entrega Prêmio Nise da Silveira e celebra mulheres empreendedoras em 2022

Publicado em 31/03/2022 - 19:45 | Atualizado
Entrega do Prêmio Nise da Silveira - Divulgação / Prefeitura do Rio

No encerramento do mês das mulheres, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, premiou empreendedoras, símbolos do empoderamento feminino carioca, durante a entrega da sétima edição do Prêmio Nise da Silveira. Com a temática “Mulheres que empreendem e abrem espaço para o amanhã”, o prêmio, pela primeira vez, foi decidido pelo público e teve as vencedoras de oito categorias reveladas nesta quinta-feira (31/03), no Palácio da Cidade, em Botafogo.

O concurso contou com mais de 6.300 votos, e as vencedoras desta edição foram: Dailva Basílio dos Santos (Geração de oportunidades), Beta Assunção (Cultura), Eliana Custódio (Formação), Mãe Marcia Marçal (Literatura), Raquel Spinelli (Transformação Social), Vall Neves (Estética, Beleza e Autocuidado), Regina Tchelly (Gastronomia e Culinária) e Nina da Hora (Tecnologias).

Além das mais votadas, a Secretaria da Mulher também entregou o Prêmio Nise da Silveira para Nanci Rosa, presidente de honra do Renascença Clube. Nanci é uma das baluartes e ativistas pela vida de mulheres negras.

– Fui procurar o que significa empreender e descobri que a minha mãe era uma empreendedora na época que eu ia com ela fazer as unhas e cabelos das clientes. Antes mesmo disso, eu quero lembrar das mulheres que trabalhavam para comprar a alforria de crianças e homens na escravidão. O empreendedorismo vem da necessidade e hoje vocês representam todas essas mulheres. Fico Muito feliz em ter a honra de participar desta premiação”, explica a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

Criado em 2013, o Prêmio Nise da Silveira reconheceu o papel de destaque das mulheres na cidade do Rio de Janeiro. As escolhidas este ano foram indicadas pelas subprefeituras e pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, por representarem os diferentes territórios do município e o protagonismo feminino.

Em 2021, a 6ª edição do Prêmio Nise da Silveira – Mulheres que Abrem Espaço para o Amanhã premiou oito líderes comunitárias que desenvolveram ações para reduzir os impactos da pandemia da covid-19. A pesquisadora da Fiocruz, a médica Margareth Dalcolmo, foi o destaque da edição.

PRÊMIO NISE DA SILVEIRA 2022

GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES

– Dailva Basílio dos Santos, feira Colo de Mãe – vencedora

– Elaine Rosa, Feira Crespa