Nos 15 anos da Lei Maria da Penha, ações no Rio, em Niterói e Maricá incentivam mulheres a buscar ajuda

Publicado em 07/08/2021 - 15:31 | Atualizado em 08/08/2021 - 11:40
Cristo Redentor iluminado de roxo para marcar os 15 anos da Lei Maria da Penha - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Para marcar os 15 anos da Lei Maria da Penha, comemorados neste sábado (07/08), as prefeituras das cidades do Rio de Janeiro, de Niterói e Maricá realizam a Campanha Juntas Contra o Feminicídio. A iniciativa foi lançada na Ponte Rio-Niterói pela manhã, pelas gestoras de políticas para as mulheres dos três municípios, Joyce Trindade, Fernanda Sixel e Luciana Piredda, respectivamente, em resposta aos casos de feminicídio nessas três regiões.

Campanha contra o feminicídio – Fabio Motta / Prefeitura do Rio

No Rio, a campanha inclui adesivar táxis no Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município. Só na manhã de sábado, mais de 100 táxis foram marcados. Ainda neste sábado, faixas serão distribuídas pela Avenida Brasil, em pontos das zonas Norte e Oeste.

Às 18 horas ganharam iluminação roxa no Rio pontos como a estátua do Cristo Redentor; a Igreja da Penha; o Maracanã; o Estádio de São Januário; a Igreja Nossa Senhora da Penna; os Arcos da Lapa; a Câmara de Vereadores; o Museu do Amanhã; o Copacabana Palace; o Chafariz da Estrada do Galeão; o Telão da Cidade das Artes; e o prédio da Prefeitura do Rio. Em Niterói, o Caminho Niemeyer e o MAC, e, em Maricá, a Entrada da Cidade e a Igreja Matriz N. Srª. do Amparo.

Ao longo da semana serão realizadas ações para levar mais informações às mulheres usuárias das barcas e do BRT-Rio. A proposta é mostrar que as mulheres podem pedir ajuda, mesmo quando ainda não se sentem preparadas para denunciar o caso.

– Queremos que toda mulher saiba como buscar ajuda, que ela não está sozinha e que existem serviços para apoiá-la. Além da campanha, os três municípios contam com ações concretas para que as mulheres possam romper com o ciclo da violência – afirma a Secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

A campanha conta com as parcerias da EcoPonte; Barcas S/A; BRT; VLT, CET-Rio, Taxi-Rio; o Sindicato dos Taxistas Autônomos do Munícipio do Rio Janeiro; SuperVia; Eletromidia; Bora Brasil Mobilididade; Lady Driver; Vasco; Museu do Amanhã; Santuário Cristo Redentor; Câmara Rio; RioLuz; Copacabana Palace; Maracanã; e Cidade das Artes.

O objetivo é destacar os avanços conquistados nos últimos 15 anos de implementação da lei e, ao mesmo tempo, trazer luz ao tema do feminicídio para mostrar que essa luta é de todas e todos.

Para outras informações sobre a rede de proteção em cada cidade, acesse: bit.ly/juntascontraofeminicidio.

Veja mais fotos de locais iluminados de roxo. Crédito: Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Arcos da Lapa

Câmara de Vereadores