Bienal do Livro: Secretaria da Mulher lança livro escrito por 200 mulheres

Publicado em 11/09/2023 - 09:04 | Atualizado
O livro Diário da Esperança foi lançado na Bienal do Livro, no Riocentro - Rafaela Cassiano/SPM-Rio

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher lançou o livro Diário da Esperança, escrito por 200 mulheres que frequentam as Casas da Mulher Carioca e as Salas Mulher Cidadã, neste domingo (10/9), na Bienal do Livro, no Riocentro. A publicação foi elaborada por meio de oficinas de escrita criativa e teve como inspiração o livro Quarto de Despejo, da autora Carolina Maria de Jesus. A ação teve como objetivo apresentar as diversas perspectivas de vida das mulheres do Rio através de seus relatos. As autoras do livro estiveram presentes no lançamento, que também contou com a participação da secretária da Mulher, Joyce Trindade. Segundo ela, reescrever as histórias é uma forma de investir na dignidade das mulheres.

– O Diário da Esperança surge com a ideia de contar as histórias das mulheres do Rio. É um livro que gera identificação e pertencimento coletivo. O livro traz histórias reais que, por vezes, são silenciadas. E revela o cotidiano de mulheres que lutam, amam, trabalham e persistem. Agradeço a todas as mulheres que fizeram parte da construção desse projeto e toparam compartilhar suas histórias, dores, anseios e desejos – disse Joyce Trindade.

O Diário da Esperança foi uma das iniciativas da Secretaria da Mulher durante o Julho Afrolatinas e teve como objetivo estimular a produção e a beleza das mulheres afrolatinas, com o intuito de resgatar a ancestralidade das mulheres do Rio. A ação foi realizada nas Casas da Mulher Carioca e nas Salas Mulher Cidadã.

As Casas da Mulher Carioca e as Salas Mulher Cidadã são equipamentos da Secretaria da Mulher que atuam no combate à violência contra a mulher e na promoção da mulher por meio de cursos de capacitação e oficinas, além de realizarem o encaminhamento para outros serviços da Prefeitura do Rio.

• 11 de setembro de 2023