População já pode participar da segunda consulta pública do Plano Diretor

Publicado em 24/05/2021 - 08:20 | Atualizado
Está aberta a segunda consulta pública do Plano Diretor - Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

Quais diretrizes do Plano Diretor são consideradas  prioritárias  pela  população? Quais políticas públicas são mais importantes para os cariocas nos bairros onde moram? Que temas são mais fundamentais para a organização do território do Rio na ótica de quem vive na cidade? Estes e outros questionamentos fazem parte da segunda consulta pública que a Prefeitura colocou no ar dentro do processo de revisão decenal do Plano Diretor.

A enquete quer a opinião da população para auxiliar na confecção do texto do projeto de lei complementar a ser encaminhado à Câmara dos Vereadores no mês que vem. A pesquisa, que ficará no ar até 15 de junho, está disponível no site planodiretor.rio e pode ser respondida em cinco minutos, por computador ou smartphone.

A revisão do Plano Diretor 2021 está dando ênfase, pela primeira vez, à participação popular. A primeira pesquisa pública reuniu 10.122 participantes, que  deram  sua  opinião  sobre serviços públicos e qualidade de vida nos bairros. A população tem a oportunidade ainda de enviar contribuições diretas ao Plano Diretor na aba “Contribua” do site planodiretor.rio.

Em junho, serão realizadas as audiências  públicas.  As  três  primeiras  serão temáticas e acontecerão pela plataforma Zoom nos dias 7, 8 e 9 de junho, das 19 às 22h. Os interessados poderão acessar a sala virtual neste link do planodiretor.rio. A participação estará limitada à lotação da sala virtual, de 500 pessoas.  Os  interessados  poderão  ainda  assistir  às  audiências  pelo  Youtube da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, com acesso pelo mesmo link.

• 24 de maio de 2021