Buraco do Lume vai ganhar, neste sábado, nove ipês roxos e amarelos em ação do Reviver Centro

Publicado em 11/03/2022 - 17:59 | Atualizado em 11/03/2022 - 21:06
O Buraco do Lume já recebeu reforço na iluminação após atuação da Rioluz no local - Divulgação

O Buraco do Lume vai ficar mais florido a partir de agora, após uma ação do Plano Urbano Reviver Centro. A Fundação Parques e Jardins, responsável pela arborização e produção de plantas ornamentais para os parques e praças municipais, irá plantar, neste sábado (12/3), nove árvores ipês em golas que antes estavam vazias. A praça, assim como seu entorno, foi escolhida como a 4ª Área de Excelência Urbana, recebendo uma força-tarefa de gestão do espaço público.

As mudas que serão instaladas na área já terão 2,5 metros de altura. O diretor de arborização da fundação, Claudio Santana, explica que a espécie escolhida para o local e a altura da muda foram estratégicos.

– A escolha dos ipês roxo e amarelo para plantio no Buraco do Lume teve o propósito de manter o projeto paisagístico original da praça, considerando a existência de exemplares destas espécies no local. As mudas possuem porte mínimo de 2,50 metros a fim de aumentar sua chance de sobrevivência diante dos conflitos típicos de áreas urbanas, como poluição e vandalismo.

Além da renovação paisagística, o Buraco do Lume recebeu reforço na iluminação. A Rioluz concluiu a substituição de 63 postes por novos de fibra, mais seguros e duráveis, sendo 36 na praça, 16 na Rua Rodrigo Silva e 11 na Rua São José.  Além disso, realizou serviços de substituição de oito tampões, pintura e limpeza de postes, restabelecimento da rede subterrânea e outros serviços de manutenção e acabamento.

A Comlurb segue trabalhando diariamente na área com serviços de rotina. A Companhia vem garantindo a limpeza geral, com varrição das ruas, limpeza de placas de pontos de ônibus, capina, roçada mecanizada, remoção de resíduos e lavagem hidráulica com água de reuso. Já a Secretaria Municipal de Conservação atua na recuperação do calçamento de pedras portuguesas, no nivelamento de meio-fio em granito, na recuperação de ramais de ralo e no assentamento de paralelos. Também foram feitas ações de recuperação de gola de árvore, implantação de grelha de ferro e nivelamentos de tampão de ferro.

No último mês, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fazem trabalho de abordagem no Buraco do Lume, têm realizado atendimento e encaminhamento de moradores em situação de rua. Essas equipes estão atuando naquela área de manhã e à tarde, de domingo a domingo.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) também esteve presente, por meio da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), e removeu dois trailers que ocupavam área pública sem autorização e licenciamento. Os módulos foram levados para o depósito da Prefeitura do Rio. A ação contou com apoio de equipes da secretaria de Conservação e da Guarda Municipal. Dois banheiros químicos inoperantes também foram retirados do local.

O objetivo das Áreas de Excelência Urbana é que elas se ampliem, tomando toda a 2ª Região Administrativa. O Reviver Centro foi concebido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e tem por objetivo recuperar a vitalidade do Centro do Rio. Além de uma melhor gestão do espaço público, o plano consiste num conjunto de projetos de lei para incentivar, entre outras medidas, a produção habitacional no Centro da cidade, atraindo mais moradores para a região.