Ações de gestão do espaço público do Reviver Centro chegam ao Buraco do Lume

Publicado em 21/02/2022 - 16:45 | Atualizado em 21/02/2022 - 16:51
Limpeza no Buraco do Lume - Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

Uma força-tarefa de gestão do espaço público, inserida no contexto de atuação do Plano Urbano Reviver Centro da Prefeitura do Rio, desembarcou na última semana no Buraco do Lume e em seu entorno. Funcionários de 11 secretarias e órgãos municipais fazem serviços de recuperação do calçamento, iluminação, limpeza e paisagismo do local, escolhido como a 4ª área de excelência.

Garis limpam o entorno do Buraco do Lume – Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

A Comlurb esteve presente nas ações com 38 garis e cinco agentes de limpeza urbana garantindo a limpeza geral, com varrição das ruas, limpeza de placas de pontos de ônibus, capina, roçada mecanizada, remoção de resíduos e lavagem hidráulica com água de reuso. A Companhia fez ainda reparo, pintura e remanejamento de quatro bancos de ripa. Uma outra equipe, com 12 garis e um engenheiro florestal, realizou 61 podas nas árvores da região, sendo
40 mecanizadas e 21 a pé, além de quatro remoções de árvores condenadas e com risco de queda.

Poda de árvore – Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

A recuperação do calçamento de pedras portuguesas foi iniciada pelos funcionários da Secretaria Municipal de Conservação, que também atuam no renivelamento de meio-fio em granito, na recuperação de ramais de ralo e no assentamento de paralelos. Foram feitas ações de recuperação de gola de árvore, implantação de grelha de ferro e nivelamento de tampão de ferro.

Para a iluminação da região, a Rioluz concluiu a substituição de 63 postes por novos de fibra, mais seguros e duráveis, sendo 16 na Rua Rodrigo Silva, 36 no Buraco do Lume e 11 postes substituídos na Rua São José. Além disso, realiza serviços de substituição de 8 tampões, pintura e limpeza de postes, restabelecimento da rede subterrânea e outros serviços de manutenção e acabamento.

A equipe da Fundação Parques e Jardins irá se dedicar à revitalização do paisagismo do local. Já foram realizados mapeamento e levantamento de canteiros que receberão, em algumas semanas, novas mudas de árvores e forrações. A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) está empregando efetivo de 32 agentes e cinco viaturas para apoiar as ações. Já a Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), órgão vinculado à Secretaria de Ordem Pública (SEOP), apreendeu mais de 1.900 itens comercializados por ambulantes sem credenciamento no local.

Funcionários da Subprefeitura do Centro e da Gerência Executiva Local também participaram das ações. Cinelândia,  Praça Mahatma Gandhi e Largo da Carioca foram as primeiras áreas de excelência urbana escolhidas, e o objetivo é que elas se ampliem tomando toda a 2ª Região Administrativa. O Reviver Centro foi concebido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e tem por objetivo recuperar a vitalidade do Centro do Rio. Além de uma
melhor gestão do espaço e dos equipamentos públicos, o plano urbano consiste num conjunto de projetos de lei para incentivar, entre outras medidas, a produção habitacional no Centro da cidade, atraindo novos e mais moradores para a região.

• 21 de fevereiro de 2022