Secretaria da Pessoa com Deficiência disponibiliza cartazes para auxiliar o processo de votação

Publicado em 01/10/2022 - 11:40 | Atualizado

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), apresenta mais uma ferramenta de acessibilidade inédita para as Eleições 2022 na cidade. Neste domingo (2/10), serão disponibilizadas pranchas de Comunicação Alternativa, que são cartazes com figuras ilustrativas para auxiliar o processo de votação de pessoas com ou sem deficiência, idosos, jovens e adultos, especialmente aquelas que possuem algum tipo de dificuldade de comunicação, reforçando o princípio da acessibilidade para todos.

Para o projeto-piloto foram escolhidos 177 locais de votação dos seguintes bairros: Bairro de Fátima, Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Lapa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Santa Teresa, São Conrado, Urca, além de Rocinha e Vidigal.

– As imagens vão explicar toda a sequência do processo de votação para o eleitor. Essa iniciativa é mais um avanço com o objetivo de promover a equidade e a acessibilidade nas eleições na cidade do Rio de Janeiro – ressaltou a secretária da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck.

Os cartazes estarão fixados na entrada de cada seção eleitoral, próximo à porta, no sentido da fila para que os mesários estabeleçam a comunicação com os eleitores, sanando dúvidas e otimizando a dinâmica da votação.

• 1 de outubro de 2022