Prefeitura lança projeto Eu Me Protejo para conscientizar sobre prevenção e cuidado das pessoas com deficiência

Publicado em 18/05/2023 - 07:17 | Atualizado em 18/05/2023 - 07:33
A Secretaria de Pessoa com Deficiência lança o projeto Eu Me Protejo - Prefeitura do0 Rio

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, neste 18 de maio, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência lança o projeto Eu Me Protejo, para conscientizar sobre a prevenção e cuidado às pessoas com deficiência e seus familiares. Estão previstas diversas atividades nos sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD). Haverá também distribuição de balões de cor laranja e panfletos em torno das unidades, como forma de conscientização do tema.

No Brasil, existem poucas estatísticas sobre crimes cometidos contra pessoas com deficiência. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou no relatório “Situação Mundial da Infância”, publicado em 2013, que crianças com deficiência são mais vulneráveis à negligência, abusos e violência sexual, concluindo que elas estão mais expostas a sofrer violência – sendo 3,6 vezes maior para violência física e 2,9 vezes maior para violência sexual. Constatou também que crianças com deficiência intelectual ou transtorno mental, por exemplo, apresentam probabilidade 4,6 vezes maior de serem vítimas de violência sexual.

As famílias ainda resistem em denunciar, muitas têm vergonha, e isso aumenta quando a vítima tem deficiência. O projeto Eu Me Protejo foi criado para que as crianças aprendam que seus corpos devem ser respeitados, e ensina a reconhecer e se proteger de abusos. Todo o conteúdo é gratuito, com acessibilidade em Libras e com audiodescrição, disponível neste site.

Segundo a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, é urgente dialogar com famílias e com as pessoas com deficiência para que conheçam seus corpos e saibam como se prevenir de qualquer tipo de violência. Embora os dados sobre violência contra pessoas com deficiência sejam imprecisos, pesquisas internacionais mostram que pessoas com deficiência intelectual são as que têm maior probabilidade de sofrer abuso sexual.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência deseja trabalhar os conceitos da prevenção e conscientização para prevenir o abuso e a violência infantil com todas as pessoas com deficiência e famílias acompanhadas nos sete CMRPDs: Centro, Campo Grande, Irajá, Mato Alto, Santa Cruz, São Conrado e Vila Isabel.

• 18 de maio de 2023