Prefeitura recebe doações de mil mudas para revitalização da Avenida Rio Branco

Publicado em 11/05/2021 - 16:26 | Atualizado
Fundação Parques e Jardins (FPJ) intensificou as ações de revitalização do Boulevard Severiano Ribeiro - Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A Fundação Parques e Jardins (FPJ) intensificou as ações de revitalização do Boulevard Severiano Ribeiro, no entorno da Cinelândia, de acordo com Plano Urbano Reviver Centro, por meio de doações de empresários e moradores, entusiasmados com a proposta da retomada econômica daquela região.

Na segunda-feira, a FPJ realizou o plantio de 1.100 mudas de aechmea blanchetiana e zebrina purpusii, doadas pelo empresário Fernando Kalache, presidente da Associação de Amigos do Museu das Belas Artes. As novas mudas, somadas a outras 1.500 que foram plantadas na última semana pela FPJ, integram o projeto paisagístico que prevê a revitalização de 800 metros quadrados dos canteiros do boulevard de pedestres da Avenida Rio Branco.

O presidente da Fundação Parques e Jardjns, Fabiano Carnevale, destacou a importância dos plantios na Cinelândia, que é uma área com um valor simbólico muito importante e que influencia a forma de ocupar e de usar a cidade. Ele explicou ainda que a recuperação do boulevard de pedestres está acontecendo em fases e a expectativa é de completar a revitalização do canteiro, com o plantio de 11 mil mudas no total, em um prazo máximo de 3 meses.

Plantio no entorno da Cinelândia – Fábio Motta/Prefeitura do Rio

Reviver Centro

No último mês a Prefeitura realizou uma força-tarefa no entorno da Cinelândia, com uma equipe formada por 200 servidores, de diferentes secretarias, que trabalharam na recuperação das calçadas, iluminação, sinalização; limpeza de ruas, praças e monumentos, remoção de pichações e propagandas irregulares e acolhimento de população de rua. A segurança da região foi reforçada com 25 agentes destinados exclusivamente para o projeto e com ações de assistência social 24 horas por dia.

O Reviver Centro consiste em um conjunto de projetos de lei enviado à Câmara dos Vereadores, que prevê, entre outras medidas, incentivos fiscais e permissões de novos usos para fomentar a construção de moradias na área.

• 11 de maio de 2021