Prefeitura inaugura no Engenho Novo o primeiro espaço de lazer e cultura sob a linha férrea

Publicado em 02/07/2021 - 19:56 | Atualizado
O Buraco do Padre, no Engenho Novo - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Fundação Parques e Jardins (FPJ) e a Subprefeitura da Zona Norte irão entregar aos cariocas, na manhã de domingo (04/07), a conclusão do projeto de revitalização do Buraco do Padre, no Engenho Novo, movimentado ponto de passagem de veículos e pedestres entre as ruas Silva Freire e 24 de Maio. Após receber um mutirão de serviços municipais, o espaço foi transformado em uma área de lazer que poderá abrigar eventos e manifestações culturais mensalmente.

Na inauguração haverá oficina de grafite, plantio de mudas, gastronomia local e apresentação do maior movimento cultural em viadutos do país: o Baile Charme de Madureira.

Grafite dá cor ao Buraco do Padre – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O local recebeu nos últimos 40 dias um conjunto de intervenções como novos equipamentos de iluminação; conserto de vias e calçadas; pintura artística de muros; plantio de árvores, ajardinamento dos canteiros; jardineira vertical tubular em canos de PVC; e mobiliários confeccionados pela própria comunidade, a partir de material reciclável como caixotes de feira e paletes de madeira.

O mutirão de serviços teve a participação das secretarias municipais de Conservação e de Meio Ambiente, Comlurb, Rioluz e Gerência Local do Meier, além do apoio de moradores e comerciantes locais, que fizeram doações de tintas e de outros produtos.

O projeto teve também a participação de 20 artistas que realizaram pinturas com diferentes temáticas em todas as paredes no entorno da passagem.

A seguir, mais imagens do Buraco do Padre. Crédito: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

• 2 de julho de 2021