Parque Realengo Susana Naspolini será a maior área de lazer da região

Publicado em 15/06/2023 - 12:23 | Atualizado em 15/06/2023 - 12:52
O Parque Susana Naspolini, em Realengo, terá cerca de 77 mil metros quadrados - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

O Parque Realengo Susana Naspolini começou a ganhar os primeiros contornos. No início de junho, foram entregues 11 lojas, com 9 metros quadrados cada, montadas como um mercado popular, para organizar o comércio existente anteriormente na área. Próximo ao mercado há um espaço multiuso que poderá receber feiras e eventos, entre outras atividades.

Antiga reivindicação dos moradores, o Parque Susana Naspolini começou a ser construído em setembro do ano passado, pela Fundação Parques e Jardins, e é uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura do Rio até 2024. O projeto prevê um espaço verde que seja ponto de referência, qualificando o local e elevando a qualidade de vida da população. Com cerca de 77 mil metros quadrados, o parque foi desenvolvido para beneficiar não apenas Realengo, mas alcançar uma área ainda maior da Região Metropolitana, considerando a proximidade com a Transolímpica. O investimento é de aproximadamente R$ 72 milhões.

O projeto usa estruturas inspiradas em referências internacionais como o Gardens By The Bay, de Cingapura, apontado como o jardim mais visitado no mundo. Além de adaptar a Mata Atlântica ao conceito de superárvores, o parque também apresenta inéditas soluções para adaptar a cidade aos desafios das mudanças climáticas, como ilhas de calor e inundações.

Serão cinco torres, de 17, 25 e 40 metros, rodeadas e cobertas parcialmente de vegetação. Entre elas haverá passarelas elevadas para que os visitantes possam caminhar. No nível do solo haverá um espelho de água com jardins aquáticos. Para minimizar o calor da região, umas das mais quentes da cidade, as torres vão aspergir vapor de água nos visitantes.

Permeando o parque haverá biovaletas, numa área de 7.209m², com jardins e vegetação para a captação da água da chuva. Isso vai evitar que em dias de temporal o parque e seu entorno alaguem. A água ficará armazenada até ser direcionada ao sistema de drenagem da cidade.

O Parque Realengo fica na esquina das ruas General Raposo e Carlos Venceslau e sua construção só está sendo possível após a desapropriação de parte de um terreno do Exército.

Bosque, horta e pomar para a população

O parque terá sete acessos para a população e um bosque com 11.200 m², com plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. Os visitantes poderão apreciar uma horta e um pomar, que farão parte da área produtiva, onde os moradores terão oportunidades de aprendizado de manejo com a terra e o alimento.

Também haverá um ecoponto para recolhimento e triagem de todos os resíduos sólidos do parque. Serão dois contêineres, com separação de lixo para reciclagem e uma composteira destinada ao recebimento e compostagem do lixo orgânico.

Churrasco, esporte e lazer para todas as idades

Os visitantes terão um espaço de 3.500 m² com oito núcleos de churrasqueiras, com mesas e bancos. As crianças poderão se divertir em três grandes áreas, setorizadas por idades – uma para bebês e crianças até dois anos, outra para maiores de dois anos e uma terceira área infantil aquática.

A prática esportiva também será outro atrativo. A população poderá aproveitar uma área com um campo de futebol, duas quadras poliesportivas, uma quadra de basquete 3×3, um skate park e um muro de escalada.

Espaços culturais

O Parque Realengo Susana Naspolini contará ainda com uma área cultural. As ruínas existentes no local serão preservadas, e um percurso metálico vai integrar essa área a um novo espaço cultural que será construído.

Moradores comemoram

Os moradores elogiaram a iniciativa da Prefeitura de construir essa extensa área de lazer em Realengo. Contemplada com uma loja no mercado popular do parque, Renata Farias Guimarães montou um bazar em que pode transmitir tudo o que aprendeu nas aulas de computação. Ela conta que é muito procurada para ensinar serviços básicos, como fazer um pagamento via pix, produzir um PDF ou mesmo enviar um email. Mas o que a deixa mais feliz é saber que sobrinhos e netos terão um espaço em especial para brincar e se divertir.

– Isso aqui vai ficar uma maravilha para que as crianças possam brincar, jogar uma bola. Quem também já está aproveitando a praça são os idosos, que passam muito tempo sentados, batendo um papo. Outra vantagem dessa obra é que, nos dias de chuva forte,  vão acabar os alagamentos aqui na rua e nos arredores.

Quem também está bem feliz com o novo parque é o assistente administrativo André Ricardo Fructuoso. Morador de Realengo há mais de 40 anos, ele diz que a população daquela região estava carente de um espaço de lazer de qualidade.

– A expectativa é a melhor possível, porque acima de tudo vai valorizar a nossa região, que sempre foi carente de um espaço que oferecesse lazer e cultura. O parque vai ser uma grande opção para muitas famílias, que antes tinham que ir ao Parque Madureira para se divertir.

Homenagem

O futuro parque ganhou o nome de Susana Naspolini, em homenagem à jornalista que sempre se destacou pela competência no exercício da profissão e pela sintonia com a população carioca. Carismática, Susana fazia reportagem comunitária de grande relevância para a população, auxiliando a administração pública a otimizar a prestação dos serviços em benefício dos cariocas.

• 15 de junho de 2023