Publicado em 22/04/2021 - 18:53 | Atualizado em 22/04/2021 - 21:18
  • Início/
  • /
  • Fundação Parques e Jardins realiza plantios, distribuição de mudas e ações de conscientização para celebrar o Dia da Terra
Celebração do Dia da Terra com plantios de árvores - Divulgação/Prefeitura

A Fundação Parques e Jardins (FPJ) promoveu uma intensa programação nesta quinta-feira (dia 22) para celebrar o Dia da Terra.  Houve plantios de árvores nas cinco Áreas de Planejamento da cidade, ações de conscientização ambiental, intervenções artísticas e distribuição de 200 mudas de boldo do Chile, capim santo, citronela, cebolinha e maracujá.

As equipes da FPJ percorreram diferentes regiões, das 9h às 17h, em parceria com grupos voluntários de plantio urbano. Os plantios foram realizados no Campo de Santana, no Centro; no Largo dos Leões, no Humaitá, no Largo da Igreja da Penha, na Penha; na Estrada da Freguesia, em Jacarepaguá; e na praça do Canhão, em Realengo.

Os bairros receberam mudas de ficus microcarpa, palmeira imperial, mangueira, pau-brasil e escumilha. Os locais  foram escolhidos com a ajuda dos próprios moradores, que puderam acompanhar de perto a chegada e o plantio das espécies. Todas as ações tiveram o apoio das Subprefeituras correspondentes.

Consciente do momento atual, de restrições na cidade, e respeitando todas as regras de distanciamento, a FPJ também promoveu um evento paralelo, em formato online, com a participação de estudantes, professores, ativistas, artistas e outros parceiros.

Todos os plantios receberam o apoio das Subprefeituras – Divulgação/Prefeitura

Ao longo do dia, os participantes entraram ao vivo durante a transmissão dos plantios pelos perfis da Fundação no Facebook e no Instagram. Foram apresentadas atividades de pintura urbana, música infantil, leitura de poesia, técnicas de compostagem, dicas de reciclagem e uma oficina de ‘Silvoterapia’, que é a arte de abraçar árvores.

De acordo com o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, o objetivo da programação foi promover uma reflexão sobre a importância do planeta e da luta em defesa do meio ambiente, além de celebrar a parceria entre a Prefeitura, a comunidade e os voluntários apoiadores das ações de arborização urbana.

– Foram plantios simbólicos, mas que representaram a vontade da Fundação Parques e Jardins de estar presente e atuante em todas as regiões da cidade, para deixar o nosso Rio ainda mais verde – avaliou Carnevale.

O presidente agradeceu pessoalmente a todos os moradores que se envolveram na programação e aos participantes das atividades online que contribuíram para multiplicar a energia positiva do evento:

– Projeto Humano Novo
– Instituto IEVA (Parque Recanto do Trovador)
– Projeto Polvo (Parque Pinto Teles)
– Professora Marcela Marques
– Escola Infantil Popeye
– Coletivo Arboristas Urbanos
– Coletivo Círculo Laranja
– Projeto Árvore Urbana (Carine Caz)
– Laila Zaid (ativista e atriz)

• 22 de abril de 2021