Fundação Parques e Jardins alerta para o cuidado com as plantas no verão

Publicado em 27/01/2021 - 18:13 | Atualizado
Plantio de mais de 400 mudas e 17 árvores - Divulgação/Prefeitura do Rio

O plantio de mais de 400 mudas e 17 árvores, realizado pela Fundação Parques e Jardins, na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, foi muito comemorado pelos moradores do bairro, mas também gerou algumas dúvidas em relação aos cuidados com as plantas no verão.

Na manhã desta quarta-feira, 27/01, o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, esteve na praça para verificar de perto as ações de plantio e destacou alguns cuidados necessários para o desenvolvimento das mudas de árvores, folhagens e arbustos, que foram plantadas no entorno do chafariz, nos jardins e no parquinho infantil.

Segundo o presidente da FPJ, no plantio de mudas de árvores, as equipes da Fundação utilizam terra com matéria orgânica e hidrogel para melhorar a capacidade de absorção e retenção de água. Com essa técnica, mesmo em tempos quentes e secos, as árvores plantadas têm alto índice de sobrevivência. Ele falou ainda sobre os melhores horários para a aguagem da vegetação, no início da manhã ou à noite, e sobre a importância da utilização de água de reuso na rega das plantas.

– Não basta somente fazer o plantio, é preciso cuidar e realizar uma manutenção permanente para que as mudas se desenvolvam. Após as ações de revitalização que estão acontecendo pela cidade, todas as praças irão receber esse acompanhamento – afirmou Carnevale.

A querida praça dos moradores da Tijuca, também conhecida como Praça dos Cavalinhos, recebeu no total 420 mudas de Ixória, Pleomélias e Dracenas Cordilyne, e 17 árvores das espécies Flamboyants, Alecrim de Campinas, Sibipiruna, Aldrago, Paineira, Pau Ferro, Ingá e Brinco de Índio, todas apropriadas para o clima quente.

Na última semana , a Praça Xavier de Brito recebeu um mutirão de serviços coordenado pela Subprefeitura da Grande Tijuca. Além da limpeza do local, a força-tarefa consertou os alambrados do parquinho infantil, realizou o desentupimento de bueiros e galerias, a poda alta de árvores, reparos nas estruturas de concreto, entre outros serviços.

• 27 de janeiro de 2021