Com mais de 150 endereços, Roteiro dos Ipês atualiza pontos com indicações de cores das espécies

Publicado em 27/08/2021 - 17:09 | Atualizado
Roteiro dos ipês - Divulgação/Prefeitura

A temporada da floração dos ipês amarelos e brancos chegou e algumas árvores estão virando atração pelas ruas do Rio. Além de embelezarem a cidade com suas copas frondosas e coloridas, as espécies deixaram o Roteiro dos Ipês ainda mais atrativo, permitindo que as indicações fossem organizadas de acordo com as cores das flores: amarelas, brancas e rosas/roxas. Atualizado nesta sexta-feira (27/08), o guia digital já conta com mais de 150 pontos indicados pela população, com a localização precisa das espécies pela cidade.

Lançado em julho pela Fundação Parques e Jardins, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, o Roteiro dos Ipês rapidamente caiu no gosto popular. A proposta é simples, mas tem um efeito encantador. Por meio de contribuições da população, a Fundação Parques e Jardins cataloga os endereços das árvores em diferentes regiões do Rio e incentiva a contemplação das mesmas. A iniciativa surgiu com o objetivo de promover a aproximação da população com as árvores urbanas da cidade, estimulando a preservação e o cuidado com as mesmas.

– Ipê é a minha árvore preferida pela variedade das cores. Confesso que o branco me encanta mais pela dificuldade em localizá-lo. Agora estou ainda mais feliz em saber que posso achar um ipê branco, ou da cor que eu quiser, seguindo as dicas desse roteiro lindo – destacou a arquiteta Carolyne Aguiar, moradora do bairro Laranjeiras.

O guia digital completo, que pode ser acessado no site e nas redes sociais da Fundação Parques e Jardins, traz dicas de como plantar um ipê e como cuidar de uma muda e de uma árvore já adulta.

Temporada dos Ipês

Nos meses de julho e agosto a floração é de ipês nas cores rosa e roxo, e setembro é a vez dos ipês amarelos e brancos. Em razão disso, a FPJ segue recebendo indicações de novos pontos pela cidade. O que começou como uma sugestão de programa para um final de semana ganhou força e virou uma nova paixão declarada dos cariocas.

O inverno é o período em que ocorre a floração dos ipês, um dos eventos mais bonitos da natureza brasileira. Os ipês são árvores ‘caducifólias’, que perdem todas as folhas, restando apenas suas flores magníficas. As flores de cor intensa surgem de junho a novembro, de acordo com cada espécie. As primeiras espécies a florescerem são os ipês roxos e rosas, seguidos pelos ipês amarelos e brancos.

A palavra ipê possui origem indígena e significa ‘casca dura’. A árvore também é conhecida popularmente como ‘pau d’arco’, pois os índios a utilizavam para fazerem os seus arcos para caça e defesa.

• 27 de agosto de 2021